CAMPO LIMPO PAULISTAJUNDIAÍ

Equipes dos SESI da região defendem projeto em competição nacional de Robótica

Duas equipes da Jurisdição de Jundiaí, estarão no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) cuja o tema deste ano é Cargo Connect, entre os dias 27 e 29 maio na capital paulista para defender os seus projetos. São elas: Equipe Heroes – Sesi Jundiaí – (Escola SESI CE 021- Jd Tarumã, São Camilo – foto à direita) e Equipe CLP – Sesi Campo Limpo Paulista – (Escola SESI CE 316 – foto à esquerda).

Na First Lego League – FLL os participantes aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs para cumprir missões determinadas pelo campeonato.

Na temporada 2021/2022 os participantes da FLL foram desafiados a pensar o futuro do transporte solucionando problemas inerentes ao carregamento de produtos, denominado Cargo Connect.

Pautados pela solução e inovação os alunos do 8º, 9º ano do fundamental e 2º do médio dos Sesi Jundiaí e Campo Limpo Paulista, desenvolveram um sistema para transportar os alimentos de forma segura e eficiente. Confira abaixo uma breve explicação dos projetos desenvolvidos:

SESI CLP – 1º Lugar no desafio do robô
Problema: Perda do Abacaxi durante todo o seu processo de transporte;
Solução: FIBAX – Uma embalagem biodegradável feita com bagaço de cana que garante a organização do transporte dos abacaxis. Além disso, a embalagem preserva seus valores e eles chegam em perfeito estado ao seu destino.
FIBAX – Para o transporte seguro de cargas de abacaxi, para que as frutas cheguem em 100% da quantidade até o destino da entrega.

SESI HEROES – 2º Lugar no desafio do robô:
Problema: Má utilização dos espaços no meio de transporte;
Solução: CARGO BOX – Uma caixa adaptável ao tamanho dos produtos, com uma variação de altura, largura e comprimento, possuindo dez tipos de tamanho diferentes para melhor utilizar os espaços no transporte.

Na etapa regional, em março deste ano as Equipes SESI CLP e SESI Heroes conquistaram 1º e 2º lugar na categoria do robô, garantido vaga para a II etapa do nacional que acontece entre os dias 27 e 29 maio no Ibirapuera em São Paulo.

A Equipe SESI CLP é a atual campeã nacional e a equipe SESI Heroes é a atual campeã Mundial.

Visitação:
27/5 (sexta) | das 14h às 18h (entrada permitida até 16h);
28/5 (sábado) | das 9h às 18h (entrada permitida até 16h);
29/5 (domingo) | das 9h às 16h30 (entrada permitida até 16h).
Sobre a First LEGO League – FLL

O Torneio de Robótica da First LEGO League – FLL é idealizada por uma empresa ligada ao Massachusetts Institute of Technology: MIT nos EUA, chamada First. Em parceria com a LEGO, anualmente lançam um tema para os alunos trabalharem em três frentes: Projeto de Inovação, Design e Desempenho de Robô e Trabalho em Equipe.