JUNDIAÍ

Operação Noites Frias será reforçada no fim de semana

Neste final de semana, a Operação Noites Frias, realizada pelas equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, terá suas buscas ativas intensificadas. O serviço focado em oferecer apoio e acolhimento à população de rua em noites de baixas temperaturas está organizado para o atendimento à população em situação de rua. É prevista queda na temperatura, segundo boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado, entre domingo (12) e terça-feira (14), com registro de mínima de 7° e sensação térmica de 4°.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período do ano. Durante a Operação, os abrigos dos quais a Prefeitura mantém convênio de vagas para acolhimento da população em situação de rua ampliam a sua capacidade, conforme a demanda, sem aumento de custos para os cofres municipais. Até a madrugada de sexta-feira (10), foram realizadas 1518 abordagens no total.

Para os abordados que recusam o acolhimento, as equipes distribuem cobertores, gorros e meias para proteção contra o frio. Com as abordagens desse ano, 503 cobertores já foram distribuídos.

População também pode colaborar
Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), pelo telefone (11) 98531-0146, que atende 24 horas e faz o atendimento técnico e encaminhamento dos abordados para os serviços.

Além disso, é possível orientá-la a procurar o Centro Pop, que é a porta de entrada da rede socioassistencial para atendimento da população em situação de rua. O equipamento está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, no Centro, atende em horário comercial e presta atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene, além de identificação de demandas. A partir de lá, os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das Organizações da Sociedade Civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra parceria para atendimento.