Governo Federal faz vistoria em Jundiaí para nova malha ferroviária

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou visita técnica na concessão da MRS Logística, no trecho da malha ferroviária entre Jundiaí, Itaquaquecetuba e Rio Grande da Serra, no Estado de São Paulo.

Os diretores Rafael Vitale, Luciano Lourenço e técnicos da Agência percorreram a malha dos trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no trecho que há compartilhamento de via férrea com os trens de carga da MRS, concessionária da ANTT.

A visita incluiu também o terminal intermodal de Jundiaí.

Uma das obrigações previstas na renovação do contrato da MRS (com previsão de assinatura até o fim de julho) é a segregação das linhas da MRS e da CPTM.

Serão investidos R$ 2,2 bilhões na construção de uma malha própria nesse trecho, que vai ampliar a produtividade e a capacidade de carga de 4 toneladas úteis (TU), para 10 TU por ano.

São cargas que trafegam entre as cidades do interior paulista e o Porto de Santos.

Os investimentos vão promover benefícios para a população paulista como estímulo à economia local, a geração de emprego e a redução de congestionamentos nas rodovias que chegam à Grande São Paulo.

Para o setor ferroviário, a obra vai permitir atender novos terminais, abrir novas janelas para passagem de trens de carga, composições de maior comprimento e aumento da velocidade média das locomotivas.

Além das novas linhas, está prevista a construção de novos polos intermodais da Lapa e Mooca.

Os principais produtos carregados nesses trechos são cargas gerais conteinerizada e bauxita.

O diretor geral da ANTT, Rafael Vitale, enfatizou que a renovação vai permitir avançar com a revolução ferroviária em curso: “Os investimentos que estão previstos na renovação da MRS Logística são robustos e vão permitir seguir nosso plano de revolução do setor ferroviário e de maior equilíbrio da matriz logística. Vamos mais que dobrar a capacidade de carga, reduzindo o custo de frete e garantindo mais eficiência para o setor logístico do país, tanto na exportação como na importação via porto de Santos”.

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