Campanha Junho Violeta tem programação até o dia 20

Em atenção ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, será promovida nesta semana a Campanha Junho Violeta. O objetivo é promover a ampliação dos serviços de cuidados e atenção, como medidas de proteção à pessoa idosa, com a capacitação de agentes que atuam diretamente com essa população, através de ações centralizadas e descentralizadas.

Serão realizadas diversas ações para a divulgação do tema, contando com a parceria de Unidades de Gestão, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e entidades ligadas à pessoa idosa.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. É um alerta sobre a responsabilidade individual na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos.

A proposta está em convergência à Lei Municipal nº 9.058 de 08 de outubro de 2018, que institui o Programa Junho Violeta como conscientização e prevenção à violência e ao abandono de idosos.

Conscientização da sociedade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo assim o desempenho de seu papel social.

Dados do Disque 100 revelam que mais da metade das denúncias de violência contra idosos corresponde a episódios no ambiente doméstico da vítima. E grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos.

Dessa forma, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas. A conscientização da sociedade é uma importante ferramenta para sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar esse sofrimento.

Programação
Até dia 19 de junho o Paço Municipal terá uma iluminação especial em atenção à campanha e ao tema. Todas as atividades são gratuitas e abertas para participação da população.

A programação teve início nesta segunda (13), com uma roda de conversa sobre fatores de risco e proteção da pessoa idosa, em parceria com o COMDIPI. O evento contou com a palestra de Valdemar Donizete de Souza (UGADS) – (Especialização em Geriatria e Gerontologia).

Dia 14/06/22 (Terça-Feira) – Parceria com o COMDIPI
Vetor – Região Oeste
Local – Cáritas Diocesana de Jundiaí – Av. Pastor Francesco Ciaramella, 10 – Parque Residencial Almerinda Chaves
Horário – 9hs
Atividade – Violência Física contra a pessoa idosa
Palestrante – Equipe Guarda Municipal (Equipe EDUCAVI)

Dia 15/06/22 (Quarta-Feira) – Parceria com o COMDIPI e Procon Jundiaí
Vetor – Região Sul
Local – CRAS Santa Gertrudes – Rua Padre Norberto Mojola, 40
Horário – 14h às 15h
Nesta atividade Procon Móvel estará estacionado em frente ao CRAS Santa Gertrudes no horário das 14h às 16h
Atividade – Violência patrimonial, fake news e golpes contra o idoso
Palestrante – Equipe Procon Jundiaí

Dia 20/06/22 (Segunda-Feira) – Capacitação para servidores da Prefeitura do Município de Jundiaí sobre os Protocolos da rede de atenção à pessoa idosa em situação de violência.

Dia 20/06/22 (Quarta-Feira)
Vetor – Região Norte/Noroeste
Local – CECCO – Centro Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda – R. Benedito Sérgio de Oliveira, 220 – Parque Continental Horário – 15h às 16h – Violência contra a pessoa idosa e preconceito
Horário – 16h às 17h – Atividade física com o Professor Alan Primo de Oliveira
Atividade – Tipos de Violência e Preconceito contra o idoso
Palestrante – Alessandra Citelli (UGCC/Assessoria de Políticas para o Idoso) e Kelly Galbieri (UGCC/Assessoria da Diversidade Sexual

Dia 23/06/22 (Quinta-Feira)
Vetor – Região Leste
Local – CRAS São Camilo – Rua Rio de Janeiro, 808 – Jardim Tarumã
Horário – 14h30 às 15h30
Atividade – Violência contra a mulher idosa
Palestrante – Equipe Guarda Municipal de Jundiaí – Patrulha Guardiã Maria da Penha

%d blogueiros gostam disto: