Itupeva aposta em skate adaptado para pessoas com deficiência

Incluir as pessoas com deficiência nas práticas esportivas e de lazer, em Itupeva, é uma das missões da atual gestão. Recentemente o Parque da Cidade recebeu um Playground e uma Academia ao Ar Livre Adaptadas. A novidade agora é na modalidade do skate: um aparelho adaptado para a prática.

O secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, comenta sobre a iniciativa. “Esse aparelho nós já tínhamos e era utilizado em outras atividades. Agora que estamos com a pista totalmente revitalizada, trouxemos também a modalidade de Skate Adaptado para este espaço. Isso foi possível unindo dois projetos da Prefeitura: o PEPT (Projeto Esporte para Todos) e o Pro Futuro Vou de Skate, que já está com as aulas a todo vapor no local. Nosso objetivo é sempre incluir as pessoas na prática esportiva”, disse ele.

O Skate adaptado é portanto a mais nova ferramenta oferecida em Itupeva para a inclusão e passa a integrar também o projeto PEPT criado especialmente para pessoas com deficiências físicas, intelectuais, visuais, auditivas e múltiplas.

“É muito importante os professores terem esse olhar acolhedor para pessoas com deficiência, e hoje com vários materiais adaptados a inclusão de pessoas com deficiência no esporte se torna mais acessível. Dar diferentes oportunidades de vivência esportivas para pessoas com deficiência é de extrema importância”, comentou a coordenadora do PEPT, Jane Bergantin.

O primeiro a usufruir do aparelho foi Arthur Seewald Rizzetto, ao lado do pai e sob orientação dos responsáveis pelo projeto Rafael Betelli e Caleb Rodrigues, na terça-feira (21). “Essa oportunidade que o Arthur está tendo fortalece ainda mais essa paixão e esse prazer que eles têm pelo esporte. Engrandece o sentimento genuíno que eles têm e dá a possibilidade para que outras pessoas com deficiência, possam praticar, na medida em que criamos e envolvemos as adaptações. O Arthur amou e já esperamos pelo próximo dia”, disse o pai Bruno Seewald Rizzetto.

Estamos muito felizes com esta iniciativa afirmou Caleb Rodrigues: “Podemos afirmar que o Dia Mundial do Skate em Itupeva foi comemorado em grande estilo. Não há maneira mais especial de marcar uma data, como o que vivemos ontem”, disse ele.

Quem pode usar? O aparelho está à disposição de qualquer família que tenha como membro uma pessoa com deficiência. Para utilizar é necessário entrar em contato com a equipe da secretaria de Esportes e Lazer, pessoalmente no Ginásio Dorival Raymundo, ou no telefone 4591-1214.

%d blogueiros gostam disto: