A Agência Nacional de Saúde (ANS) comunicou nesta segunda-feira (27) a suspensão temporária na venda de 70 planos de saúde por reclamação de cobertura assistencial. Um deles é o da Amil, de Jundiaí.
Foram listadas 8 operadoras. Entre elas, Unimed (Rio de Janeiro), Amil (Jundiaí), Esmale, Saúde Brasil, Santo André Planos de Assistência Médica e Biovida Saúde.
A contratação dos planos estará proibida a partir desta quinta-feira (30).
A ANS disse em um comunicado que a suspensão é consequência do “descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial”.
Segundo a agência, os planos suspensos só poderão voltar a ser comercializados caso as operadoras mostrem melhora no resultado durante o período de monitoramento.
Além disso, caso haja oferta de venda dos planos, o cliente poderá formalizar uma denúncia à ANS.
Resposta da Amil
A Amil esclarece que a suspensão temporária de alguns de seus produtos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi impactada pelo aumento de notificações decorrente da reorganização de prestadores de medicina diagnóstica, extensiva a grande parte de seus clientes individuais e empresarias, ocorrida no último trimestre do ano de 2021. Embora as substituições tenham ocorrido integralmente dentro dos parâmetros da agência, a mudança demandou um período de estabilização no uso de serviços por parte dos beneficiários, impactando as notificações.
Outro fator relevante foi a transferência de sua carteira de planos individuais e familiares para a operadora APS, efetivada no início de 2022. Essa transferência foi suspensa em 4 de abril e rejeitada em definitivo no dia 2 de maio, quando a Amil reassumiu a referida carteira. O processo gerou ruídos e dúvidas para os beneficiários, refletidos no aumento das notificações do período.
Importante destacar que a Amil já implantou iniciativas para melhorar a experiência de seus beneficiários e que todas as notificações foram devidamente tratadas pela empresa, em acordo com o plano de ação a partir do qual instituiu célula de acolhimento para casos que se referem à rede credenciada; novo fluxo para busca de rede, agendamento e direcionamento nas centrais de atendimento; expansão da coleta domiciliar gratuita; entre outras iniciativas cujo objetivo foi tranquilizar seus beneficiários.
De acordo com a regulação, a suspensão é de caráter temporário e é reavaliada pela agência em ciclos trimestrais. O atendimento aos clientes atuais vinculados a esses produtos continua totalmente assegurado, bem como a comercialização de demais produtos não suspensos já oferecidos pela empresa. A Amil reitera seu compromisso com a melhoria contínua da experiência de seus beneficiários, assegura que as ações tomadas e novas em andamento serão refletidas no monitoramento do trimestre em curso e segue à disposição por meio de seus canais de atendimento.