Jundiaí recebe programação do “FestA! – Festival de Aprender” do Sesc

De 9 a 17 de julho, o Sesc realiza a quinta edição do FestA! – Festival de Aprender em suas unidades do estado, incluindo o Sesc Jundiaí, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em diferentes gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender. Com mais de 350 atividades, a programação gratuita – que tem a pluralidade como uma característica marcante – retorna ao formato presencial depois de dois anos.

São cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, proporcionando o contato do público com técnicas construtivas, fotografia, gravura, desenho, modelagem, artesanato, marcenaria, fabricação digital e eletrônica criativa.

Como faz desde a sua criação, o FestA! – Festival de Aprender promove a troca e a ampliação de experiências e conhecimentos em artes e tecnologias entre públicos, educadores, artesãos e artistas. Ao participar ou se inscrever em uma das ações, o público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, como fabricar um bongo cajón (instrumento musical), aprender técnicas de cerâmica indígena, participar de um hackathon de criação de verbetes para wikipedia, criar um webdoc, produzir uma panela de barro, construir um totem wi-fi movido à energia solar, criar jogos de cartas e tabuleiro, fazer curso de dublagem, construir carrinhos de rolimã e discutir sobre algoritmos e segurança da informação entre outras.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”.

Um dia antes da abertura oficial do festival acontece no Poupatempo Sé (dia 8 de julho, sexta-feira, das 11h30 às 15h30) a Feira de demonstrações de ferramentas com diversos artífices e educadores apresentando técnicas e ferramentas utilizadas em seus ofícios ligados a marcenaria, pequenos reparos caseiros, mecânica automotiva e entalhe em madeira, entre outros.

Destaques da programação no Sesc Jundiaí
OFICINAS
A PEQUENA GRANDE GRÁFICA DE CARIMBADORES
Sob o tema Ubuntu (criação coletiva), os participantes são convidados a criar um cartão a partir do uso de carimbos confeccionados no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Jundiaí e elaborados com diversas técnicas e materialidades como block print, fresadora CNC, impressão 3D, E.V.A., borracha, entre outros. A criatividade será estimulada a fim de que os participantes confeccionem uma arte única, que será estampada em um grande mural virtual coletivo. Com Educadores de Tecnologias e Artes.
Dia 10/7. Domingo, 14h30 às 17h30 Dias 12 e 15/7. Terça e sexta, 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes | 20 vagas 10 anos | Grátis Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade. 

FANZINE – PRODUÇÃO DE PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES
A abreviação de fanzine vem do termo “Fanatic Magazine” — publicação independente, livre e direta, que tem como objetivo passar uma informação para o papel. Além de agregar diversas linguagens artísticas, sua viabilização é barata e sua distribuição é rentável. A partir da pergunta disparadora: “2022, o que a rua tem a dizer?”, os participantes são convidados a criar um fanzine coletivo, com o tema que será discutido pelo grupo durante atividade. Com Mayara Marini, jornalista e arte educadora.
Dia 16/7. Sábado.
Turma 1: 10h30 às 13h30
Turma 2: 14h30 às 17h30
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | 12 anos | Grátis
Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade. 

STRING ART: CONECTANDO AS LINHAS DA VIDA
Por meio da técnica de String Art (desenhos com linhas e pregos), o público é convidado a desvendar palavras de conexão em um grande painel de tecitura coletiva. Com Coletivo Meiofio.
Dia 16/7. Sábado, 10h30 às 18h Foyer | 10 anos | Grátis
Atividade rotativa com até 30 participantes por hora.
Inscrições no local.

CONSTRUCTUS: IMAGINAR, CRIAR E BRINCAR COM CONSTRUÇÕES
A partir do interesse e envolvimento das crianças em criar, esta atividade possibilita diversas experiências lúdicas de construções coletivas, desenvolvendo noções de espacialidade e equilíbrio. Os participantes darão formas e contornos à sua imaginação com peças de mdf cortadas em uma router CNC, de diversos formatos e tamanhos, transformando todo o espaço em um grande território que facilite e inspire experiências criativas, interação e troca. Com o grupo Crialudis.
Dias 16 e 17/7. Sábado e domingo, 10h30 às 18h Área de Convivência | Livre | Grátis
Atividade rotativa com até 30 participantes por vez.

LAMBE-LETRAS-COMPOSIÇÃO DE CARTAZES A PARTIR DE BRINCADEIRAS COM AS LETRAS
Os lambes são imagens que contém uma mensagem gráfica, uma composição e um design que são percebidos antes mesmo da informação ser lida. Sua história está relacionada aos avisos para a comunidade, aos anúncios publicitários e foram largamente adotados pelas vanguardas artísticas, pelos movimentos de contracultura e se notabilizaram na divulgação de filmes, a ponto de ser criada a expressão “o filme está em cartaz”. Eles expressam a tecnologia, a estética e o pensamento de uma época. Nesta oficina, as letras não são apenas elementos que compõem palavras, mas funcionam como imagens e desenhos a serem cortados, remontados e colados na livre composição dos cartazes, e poderão receber interferências de lápis, caneta e canetinha. As artes produzidas serão coladas e expostas em parede na unidade. Com Priscila Bellotti, fotógrafa, pesquisadora e artista gráfica.
Dias 16 e 17/7. Sábado e domingo, 11h às 12h30, 14h às 15h30, 16h às 17h30 Praça | 30 vagas | Livre | Grátis
Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade. 
Atividade não sequencial.

GAME JAM: JOGOS DIVERSOS (Histórias da comunidade contada através dos jogos digitais)
Quais histórias que vivemos em nossa comunidade que dariam um ótimo jogo? Histórias sobre a nossa rua, nossa escola, nosso bairro? Como contar uma história em um game? Como criar um game? Nesta oficina os participantes são convidados a aprender, de maneira prática, o uso de um motor de jogo. Assim, eles podem construir cenários, criar suas personagens e contar suas próprias histórias. Após criar, são convidados a oferecer suas criações e também a experimentar os protótipos de outros colegas. Conscientes das dificuldades do processo, todos são convidados a jogar e retornar suas impressões aos outros criadores, construindo um olhar crítico e que vai além das práticas tradicionais de consumo. Com Game e Arte.
Turma 1: Dia 16/7. Sábado, 11h às 18h
Turma 2: Dia 17/7. Domingo, 11h às 18h Espaço de Tecnologias e Artes | 14 anos | Grátis
Inscrições a partir de 5/7, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br.
Atividade não sequencial.

PIXEL BORDADO A proposta é unir a pixel art e a técnica maxi bordado ponto cruz em madeira para tecermos juntos um símbolo do encontro que será desvendado a partir do fazer. Com Coletivo Meiofio.
Dia 17/7. Domingo, 10h30 às 18h Foyer | 10 anos | Grátis
Atividade rotativa com até 30 participantes por vez. Inscrições no local.

LAMBE-LAMBE – CRIAÇÃO DE CARTAZES PARA ESPAÇOS PÚBLICOS Lambe-Lambe é a prática de colar cartazes de conteúdo artístico e/ou crítico em espaços públicos. Junto com a pixação e o grafite, dialoga com a arquitetura urbana. A história dessa expressão é contada relacionando-se e contrapondo-se à história da publicidade. Artistas lambistas que ilustram a cidade de São Paulo e de Jundiaí serão apresentados aos participantes antes de partirem para a proposta da criação de um lambe-lambe próprio e de uma receita de cola caseira. A atividade será finalizada colando os lambes no entorno da unidade. Com Mayara Marini, jornalista e arte educadora.
Dia 17/7. Domingo, 14h às 18h Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | 10 anos | Grátis
Atividade rotativa com até 30 participantes por vez. Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade. 

CURSO
MARCENARIA – CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MOBILIÁRIO ACESSÍVEL
Neste curso de marcenaria, as pessoas participantes poderão praticar o manuseio de ferramentas e seus usos, construindo coletivamente uma peça de mobiliário acessível. Essa peça, posteriormente, será incorporada ao acervo do Sesc. Com o coletivo A cidade precisa de você.
Dia 15/7. Sexta, 18h30 às 21h30
Dias 16 e 17/7. Sábado e domingo, 14h às 17h30
Sala Múltiplo Uso 5 | 20 vagas | 16 anos | Grátis Inscrições a partir de 6/7, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br.
Atividade sequencial.

O uso da máscara é recomendado durante a permanência na unidade.

Mais informações sobre a programação
As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertas a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa

Serviço
FestA! – Festival de Aprender – De 9 a 17 de julho. Programação completa: https://www.sescsp.org.br/festa

%d blogueiros gostam disto: