Várzea vai aplicar vacinas contra Covid-19 e gripe neste sábado (23)

No próximo sábado (23), a população poderá atualizar a carteirinha de vacinação contra Covid-19 e gripe — as doses contra as duas doenças podem ser tomadas no mesmo dia –, sem necessidade de agendamento. A ação será realizada no Ambulatório de Especialidades (Av. Eduardo de Castro, 65 — Centro), das 8h00 às 15h30. Confira os públicos que podem tomar os imunizantes, os prazos necessários entre as doses contra o coronavírus e o que levar para se vacinar.

Covid-19
Qualquer pessoa a partir de 5 anos de idade já pode tomar as doses da vacina na cidade. Veja os intervalos para deixar em dia seu cartão de vacinação contra o coronavírus, tomando a primeira dose ou qualquer uma das doses pendentes:

Segunda dose
Coronavac: 28 dias após a primeira dose;
Pfizer: 8 semanas após a primeira dose;
AstraZeneca: 12 semanas após a primeira dose;
Prazo para imunossuprimidos 18+ (adultos com doença autoimune ou que usam medicamentos que baixam a imunidade): 28 dias após a primeira dose.

Terceira dose (primeira dose de reforço)
A dose de reforço já está liberada para quaisquer pessoas de 12 anos ou mais. Veja os prazos:
Janssen: 61 dias após a primeira dose;
Coronavac: 4 meses após a segunda dose;
Pfizer: 4 meses após a segunda dose;
AstraZeneca: 4 meses após a segunda dose.
Prazo para imunossuprimidos 18+: 28 dias após dose anterior.

Quarta dose (segunda dose de reforço)
Pessoas com 35 anos ou mais e imunossuprimidos 18+ devem tomar a segunda dose de reforço 4 meses após a dose anterior.

Gripe
Já podem tomar o imunizante as pessoas de 3 anos ou mais.

O que levar para se vacinar?
Covid-19: para a primeira dose é necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Já para doses de reforço, é necessário levar um documento pessoal com foto, CPF e uma das duas comprovações de que tomou as doses anteriores: cartão de vacinação contra a Covid-19 ou comprovação da primeira dose na tela do celular, no aplicativo Conecte-SUS.

Para a vacina contra a gripe, é importante levar, se possível, a carteirinha de vacinação.

Testagem para detectar hepatites B ou C
Pessoas de 40 anos ou mais também poderão fazer o teste gratuito que detecta as hepatites virais B e C, além de receber orientações sobre hepatites virais no geral. Essas hepatites podem ser silenciosas por anos e causar doenças graves, levando até mesmo a óbito. É importante que todas as pessoas façam esse teste ao menos uma vez na vida.

Saiba mais sobre a campanha Julho Amarelo, movimento contra as hepatites virais, e as ações na cidade, além da vacinação que precisa ser feita contra a hepatite B e está disponível no município, para pessoas de quaisquer idades: https://tinyurl.com/5y9fdmbf

%d blogueiros gostam disto: