Agosto Dourado promove ações para conscientização sobre o aleitamento materno

Jundiaí, a Cidade das Crianças, promove, por meio do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, o Agosto Dourado 2022, uma série de ações da Semana do Bebê e Semana do Aleitamento Materno.

A abertura da Semana do Bebê e Semana Municipal do Aleitamento Materno será no dia 1 de agosto, às 19 horas, no Teatro Polytheama, com a participação dos nove municípios pertencentes ao Comitê Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista.

O evento, que tem como tema principal as práticas positivas para o cuidado integral da infância, contará com a palestra do médico pediatra Dr. Daniel Becker, com a Palestra S.T.E.P (abreviação de Support – Time – Education – Place, ou Apoio – Tempo – Educação e Lugar). Os ingressos para o público em geral estarão disponíveis no Sympla, no dia 31/08, a partir das 10h30. Os ingressos serão emitidos somente on-line.

“Jundiaí investe e promove ações para a promoção da primeira infância, que são os primeiros anos de vida de um cidadão e primordiais para o seu desenvolvimento. Nesta noite tão especial, com a participação de todos os municípios que fazem parte do Comitê, também lançaremos uma importante política pública, um pacote de ações da Primeira Infância Jundiaí, que também serão norteadoras para toda a região”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com o objetivo de facilitar o acesso da população, as atividades serão promovidas de maneira descentralizada e abertas ao público. Além das ações em escolas municipais e Unidade Básicas de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, entre outros. Também foi firmada parceria com o Sesc Jundiaí.

“Neste ano, o tema será S.T.E.P – Support – Time – Education – Place, que significa Apoio – Tempo – Educação – Lugar, que são as bases fundamentais para o desenvolvimento dos bebês e a proteção do aleitamento materno. As atividades vão trabalhar temas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno, Semana do Bebê, Dia da Infância e o Dia do Pai no Cuidado”, explica a articuladora do Comitê de Jundiaí, Gerusa Moura.

As atividades podem ser consultadas no site do evento, não é necessário realizar inscrição previamente. São ações como oficina de comidas para bebê, trabalho infantil, aleitamento na prática, cuidados com o bebê, desenvolvimento infantil, entre outros. Confira também a programação das ações em parceria com o Sesc:

Vivência – SOS Amamentação, com Karina Cristina da Silva Machado

Data: 3 a 7 de agosto, das 15 às 18 horas

Local: Espaço de brincar

Não é preciso retirar ingressos ou fazer inscrição.

A enfermeira obstetra, consultora em amamentação conversa com mães, pais e cuidadores a respeito do aleitamento materno. Amamentar exige técnica, mas também é um ato de amor, paciência e entrega. A mãe precisa de apoio e, principalmente, de encorajamento para passar pelos primeiros dias, uma fase de muitos desafios.

Bate-papo – Introdução alimentar: desafios e possibilidades, com Beatriz Creato

Data: 4 de agosto, das 15 às 17 horas

Local: Sala multiuso 1

Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc 30 minutos antes do evento.

Bate-papo com a nutricionista, especialista em saúde da mulher e materno infantil sobre as fases de desenvolvimento do bebê até os dois anos de idade e da introdução alimentar, com orientações de como oferecer os alimentos, considerando suas texturas, formatos, consistências e ressaltando a importância de uma relação harmônica e responsiva durante o processo que envolve a criança.

Roda de conversa – Chá, conversa e acolhimento para mães, com Arianne Scribonne

Data: 8 de agosto

Local: Sala multiuso 1

Retirada de ingressos na Loja Sesc, 30 minutos antes do evento.

Nesta roda, a psicóloga, bacharel em administração, com MBA em Desenvolvimento de Pessoas, vai tratar sobre os desafios emocionais da gestação e do pós-parto, abordando como o apoio e o suporte psicológico podem contribuir para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, reduzindo o desmame precoce.

%d blogueiros gostam disto: