Biblioteca recebe contação de história e “TurbantAção” sábado (30)

Dentro da proposta de promover ações culturais diversificadas, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), em parceria com o Coletivo #PretaEu, realiza neste sábado (30), às 11h, a contação de história “Meu Crespo é de Rainha”, de autoria de Bell Hooks, seguida da oficina “TurbantAção” (amarração de turbante).

A ação integra a programação do Projeto ZumbiTeca, que chega a sua sexta edição, é gratuita e aberta para 15 crianças de quatro a 12 anos, acompanhadas dos pais ou cuidadores, sendo que o acesso se dará por ordem de chegada, com duração de uma hora. O objetivo segundo os organizadores consiste em enaltecer a beleza negra em toda sua diversidade, de forma doce, delicada e lúdica, fortalecendo a autoestima.

Durante a leitura da história “ Meu crespo é de Rainha” que é uma homenagem ao cabelo afro, e ensina as crianças a se orgulharem de sua cabeleira como ela é, as oficineiras do Coletivo #PretaEu vão ensinando as diferentes possibilidades da amarração de turbantes, que representam a afirmação da identidade cultural que foi trazida pelos negros que vieram da África para o Brasil.

#PretaEu
É um coletivo de mulheres negras, nascido em 2016, com intuito de empoderar mulheres negras e afrodescendentes através do conhecimento e engajamento social, fomentando representatividade e visibilidade no cenário local, mas não apenas.

O coletivo desenvolve e comercializa uma vasta gama de produtos com inspiração nas culturas africanas e afro-brasileiras, como bonecas abayomi, turbantes aramados, brincos estilizados e vestimentas, tudo ornamentado com as ricas formas e estamparias criadas em solos africanos e brasileiros e cursos e vivências.

%d blogueiros gostam disto: