Jundiaí retoma Operação Noites Frias para a busca de pessoas em situação de rua

Com a queda das temperaturas prevista até este domingo (31), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) retoma já nesta sexta-feira (29) a Operação Noites Frias. Realizadas rotineiramente, as buscas ativas de pessoas em situação de rua são intensificadas durante a Operação, com aumento de equipes das ruas, oferta de acolhimento e também de cobertores, para os casos de recusa, em vista da proteção contra o frio e preservação da vida.

“Neste período, é muito importante que quem identificar pessoa em situação de rua acione a rede pelo telefone (11) 98531-0146. O serviço funciona 24 horas e irá direcionar alguma das nossas equipes, seja do Centro Pop, seja do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). A colaboração de todos é muito importante para fazer com que essas pessoas acessem os serviços, onde encontrarão alimentação, higiene, cama, roupas e o atendimento técnico”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período do ano. Os atendidos que dão aceite ao acolhimento são encaminhados para os equipamentos que compõem a rede, como a Casa de Passagem e os Abrigos. Este ano a Operação foi iniciada em abril e já totalizou 42 noites. No total, as equipes realizaram nas ruas 2802 abordagens somente em noite de operação, totalizando 1923 acolhimentos.

Além do atendimento de demandas como alimentação, higiene e pernoite, as equipes realizam também o atendimento técnico dos usuários, com o objetivo de retomada de vínculos familiares e com a sociedade, recâmbio para Município de origem – se identificado responsável pelo acolhimento no retorno-, e saída das ruas por meio da busca por emprego e retomada do protagonismo de vida.

%d blogueiros gostam disto: