Sesc apresenta mostra de cinema ‘Os Esnobados do Oscar’

De agosto até novembro, o Sesc Jundiaí apresenta a mostra de cinema ‘Os Esnobados do Oscar’. Uma cuidadosa seleção, para o público conferir na telona, de filmes que poderiam ter ganhado a estatueta mais famosa do mundo, mas não ganharam. Além disso, debates para proporcionar discussão e contextualização de cada obra. O projeto tem curadoria do jundiaiense Carlos Primati, professor, pesquisador e crítico de cinema.

Com o propósito de resgatar algumas obras historicamente consideradas injustiçadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a mostra ‘Os Esnobados do Oscar’ coloca em discussão seus valores cinematográficos em comparação a outros filmes premiados que, ao longo do tempo, foram praticamente esquecidos ou que não tiveram o mesmo peso na preferência da crítica e do público.

Concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar é a premiação mais antiga e popular da sétima arte. Casos de favoritos perdendo a estatueta fazem tanto parte da história quanto as grandes vitórias de clássicos imortais do cinema.

Ano após ano, críticos, cinéfilos e diletantes torcem e apostam em seus favoritos, comemoram as vitórias que consideram merecidas e reclamam das injustiças e esquecimentos.

A mostra Esnobados do Oscar é gratuita e, para assistir, basta retirar o ingresso 1h antes de cada sessão, na Loja Sesc.

Confira a programação de agosto:
19/8. Sexta, 20h – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971) | classificação 18 anos
20/8. Sábado, 18h – Trama Fantasma (Paul Thomas Anderson, 2017) | classificação 16 anos
21/8. Domingo, 16h – O Fantástico Sr. Raposo (Wes Anderson, 2009) | classificação livre
23/8. Terça, 20h – Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954) | classificação 16 anos
26/8. Sexta, 20h – Taxi Driver – Motorista de Táxi (Martin Scorsese, 1976) | classificação 18 anos
27/8. Sábado, 18h – Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly, 1952) | classificação 14 anos
28/8. Domingo, 16h – Frankenweenie (Tim Burton, 2012) | classificação livre
30/8. Terça, 20h – Cidadão Kane (Orson Welles, 1941) | classificação 14 anos

Sobre o curador
Carlos Primati é pesquisador, curador, e crítico membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), especializado em cinema fantástico, participando de diversos eventos relacionados ao gênero ao redor do país. Colabora regularmente como curador nas mostras Crash (Goiânia) e CineCaos (Cuiabá), e festivais como Rio Fantastik Festival (Rio de Janeiro) e Sinistro (Fortaleza). Criou a mostra “Horror no Cinema Brasileiro” (2009), para a Heco Produções, e a mostra “MacaBRo” (2020), em parceria com a BLG Entretenimento.

O uso da máscara é recomendado durante a permanência na unidade.

%d blogueiros gostam disto: