quinta-feira, 4, junho, 2026, 15:19
JUNDIAÍ

Pais reclamam da falta de limpeza em escolas estaduais de Jundiaí

Vários pais de alunos das escolas estaduais de Jundiaí entram em contato com o “Jornal da Região” nos últimos dias para relatar um problema de falta de limpeza.

Eles alegam que desde o início do mês a empresa que presta serviço terceirizado de limpeza nas unidades não enviou mais funcionários para a manutenção dos prédios. Banheiros, cozinha e salas estão sem limpeza

“As escolas estaduais em Jundiaí estão há 15 dias sem equipe de limpeza. A informação que temos é de que a empresa encerrou o contrato de todas as unidades. As escolas estão um verdadeiro chiqueiro, banheiros imundos, cozinha suja, e não vejo ninguém tomar providências”, contou um funcionário de uma das unidades.

“Minha filha relatou que o banheiro está muito sujo e sem papel”, contou a mãe de uma das alunas.

“Está uma vergonha. Deveriam providenciar uma limpeza emergencial. Não dá para ficar dessa forma. Ou então suspendem as aulas”, ressaltou outra mãe.

Alguns deles chegaram a entrar em contato com a Vigilância Sanitária, mas não houve nenhuma fiscalização até o momento. “É um absurdo. E a pandemia? E as outras doenças? Um ambiente que circula quase 1000 crianças diariamente ficar nessas condições é realmente deplorável.”

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que o serviço de limpeza “será normalizado a partir desta quinta-feira (15), quando nova empresa assumir, de forma emergencial. Enquanto isso, os serviços de limpeza nas unidades foram realizados por colaboradores, com recursos da própria escola.”

Mas os pais garantem que não foram feitos nesses dias nenhum tipo de limpeza. “Os colaboradores não fizeram nenhuma limpeza, primeiro que não podem deixar suas atribuições para isso, segundo que não fizeram ao contrário do que o governo aponta e os alunos estão limpando algumas coisas como carteiras e ajudando na limpeza dos banheiros como podem”, contou uma das mães.