Polio: Itatiba terá drive-thru de vacinação neste sábado (24)

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (24/09) uma manhã de vacinação contra a poliomielite. Das 8h às 12h dois pontos estarão prontos para vacinar crianças de 1 a 4 anos contra a paralisia infantil.

As crianças vão receber a gotinha na Praça Erasmo Chrispim, no núcleo residencial de mesmo nome. Também haverá a opção drive-thru, sem nem precisar sair do veículo – para a comodidade de pais e familiares. Esta opção será em frente à unidade de Saúde do Porto Seguro, na Rua Miguel Francisco Rossi – 127.

Para essa ação, não é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação. Isso porque a criança pode receber a dose da gotinha independente da situação vacinal. Basta apresentar um documento que comprove a idade da criança – Certidão de Nascimento ou RG, por exemplo, já que é para as com idade entre 1 a 4 anos.

A ação acontece na reta final da campanha nacional contra a polio, que termina na próxima sexta-feira, dia 30/09.

Importância da gotinha
Reforça-se a importância da criança receber a gotinha porque a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. As sequelas normalmente são motoras, relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus e não têm cura.

O esquema vacinal é de três doses da vacina injetável – chamada VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha), oferecida nesta ação de amanhã.

Vacinas ampliadas: Meningite e HPV
Além desta ação contra polio, também foi anunciada hoje (23/09) pela Secretaria a ampliação de faixa etária para receber vacinas contra meningite e HPV.

Agora, segundo o calendário do Programa Nacional de Imunização, a vacina contra meningite ACWY passa a ser oferecida também para adolescentes de 13 e 14 anos. A vacina contra o HPV para meninos também contemplará os com 9 e 10 anos. Portanto, de forma geral, recebem a partir de agora a vacina HPV meninos e meninas de 9 a 14 anos e a vacina meningo ACWY meninos e meninas de 11 a 14 anos.

%d blogueiros gostam disto: