JUNDIAÍ

Casa da Fonte vai plantar mil árvores

Um grande evento para marcar o plantio de 1000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica está programado para ocorrer na Casa da Fonte no dia 8 de outubro, sábado, das 9 às 16 horas. Batizada de ‘Bosque da Fonte’, a área equivalente a mil metros quadrados, dentro da instituição, contará com os cuidados de mais de 250 pessoas, entre crianças e jovens assistidos pela instituição, voluntários, apoiadores e autoridades. O local receberá quantidade superior a 80 variações de espécies da Mata Atlântica a fim de reproduzir o bioma no bosque. A iniciativa tem o apoio da Companhia Saneamento de Jundiaí – CSJ, Departamento de Água e Esgotos de Jundiaí (DAE), Fábrica de Árvores, Regen Ecossistemas, Instituto Olinto Marques de Paulo, Stihl e Tera Ambiental, esta última fornecedora dos fertilizantes orgânicos para preparo do solo. O projeto paisagístico é de Nik Sabey.

Lívia Baldo, gerente da Tera Ambiental, destaca que há 17 anos a Casa da Fonte impacta positivamente a comunidade do bairro Novo Horizonte. Através de reforço escolar, cursos profissionalizantes, bem como esportes e atividades artísticas, o rumo da vida de muitas crianças e adolescentes foi alterado. “É extremamente gratificante poder contribuir com uma ação que promoverá consciência ambiental e qualidade de vida para a região. O fertilizante doado pela Tera para o plantio é produzido a partir do lodo gerado no processo de tratamento de esgoto da Companhia Saneamento de Jundiaí, em conjunto com outros resíduos orgânicos. Vamos engajar as crianças no aprendizado sobre os benefícios desse processo, desde a origem deste insumo, fruto de uma atividade que promove a economia circular, até os benefícios ambientais das árvores plantadas, que crescerão junto a elas no bairro”.

As crianças realizarão o plantio das mudas, tendo antes aprendido sobre ecologia e preservação do meio ambiente, em aulas ministradas por representantes do DAE. Com conteúdo sobre a importância do cuidado ambiental e da função natural das árvores e bosques, participarão da palestra “Conhecendo a Mata Atlântica”, e vivenciarão a dinâmica “Sentindo a Mata Atlântica”, que utiliza uma caixa sensorial com elementos vegetais nativos, tais como sementes, folhas e frutos, por meio do tato.

Os jovens também aprenderão distinguir espécies da flora brasileira, incluindo a babosa branca, pau jacaré, guapuruvu, timbaúva, paineira rosa, araçá amarelo, cereja do rio grande, grumixama amarela, pitanga, uvaia, embiruçu e araçá vermelho – todas espécies a serem plantadas no Bosque da Fonte.

Além disso, as crianças farão a pintura de plaquinhas onde colocarão seus nomes e os das espécies que serão cultivadas. No dia do plantio, cada participante colocará a identificação junto à muda, estreitando os laços entre o bosque e a comunidade. “Vamos ensinar às crianças e aos adolescentes sobre a importância da Mata Atlântica e o processo de plantio de mudas de árvores nativas. Além disso, participarão da construção de um bosque que trará encantos e marcará a história pessoal de cada um e do Jardim Novo Horizonte. Será um dia de conscientização sobre a importância do meio ambiente e de alimentar sonhos. Aprendizado para a vida inteira”, ressalta Cristina Castilho, diretora da Casa da Fonte.

A Casa da Fonte

A Casa da Fonte, fundada em 2005 e mantida pela Companhia Saneamento de Jundiaí – CSJ, oferece alfabetização, reforço de aulas de português e matemática, atividades de raciocínio, criatividade e iniciação a desenho, dança, jazz, ginástica artística, tricô, crochê, bordado, tapeçaria, tear, biscuit e bijuteria. Há, também, cursos de corte e costura, cabeleireiro, pedicure e manicure para adultos. Além disso, a instituição estabelece parcerias com as escolas do bairro para ajudar na manutenção de projetos pedagógicos.

Com o suporte de uma equipe técnica experiente e dedicada aos objetivos do projeto, a entidade atende mensalmente 250 crianças e adolescentes. Além de 120 adultos.

Luiz Pannuti, presidente da CSJ, pontua que ” conscientizar as crianças sobre o meio ambiente é um aspecto muito importante no desenvolvimento da cidadania”.