Itatiba tem sábado de exames e palestra para prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Saúde, está promovendo a Campanha Novembro Azul, com foco na saúde do homem, e promoverá o Sábado Azul (26/11). Neste dia, as unidades de saúde estarão abertas das 8h ao meio-dia para receber todos os homens interessados em cuidar mais da sua saúde – exceto unidades do Morro Azul, Katia Kibbi (Pinhal) e Ipê. A demanda é livre e sem necessidade de agendamento. O objetivo é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte do programa municipal Inova Saúde, que tem em uma de suas bases promover a prevenção de doenças.

“É muito importante falar do Sábado Azul como um dia de prevenção. Muitas vezes, os homens não têm oportunidade durante a semana de conseguir uma avaliação. Então colocamos justamente o sábado para que possam ter esta oportunidade de se prevenir, fazer uma avaliação com um dos nossos profissionais e receber orientações adequadas”, convida o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

Serviços
Neste sábado especial para a saúde do homem, haverá aplicação de vacinas, teste rápido e exames preventivos. “Nossas unidades estarão preparadas para fazer a atualização de carteirinha vacinal e também, se houver necessidade, para fazer na hora testes rápidos para detecção de HIV, hepatite e sífilis”, salientou o secretário.

A equipe da Saúde também poderá direcionar o paciente para atendimento urológico, a ser realizado nas próximas semanas. “É importante que os homens, principalmente aqueles acima de 40 anos, que têm um risco maior para a doença, possam ir a uma de nossas unidades neste Sábado Azul – inclusive ao Ambulatório Central de Especialidades, o ACE-SUS, que também estará aberto para esta finalidade, e poder fazer esta avaliação preventiva”, reforçou.

Saúde do Homem
A programação do Novembro Azul também contará com a palestra Saúde do Homem, a ser ministrada pelo urologista Lucas Zeponi, secretário-adjunto de Saúde de Itatiba. Está agendada para dia 30/11, última quarta-feira do mês, às 15h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.

O principal foco é a prevenção do câncer de próstata. Esta é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Para diagnosticar antecipadamente a doença, é recomendado que homens a partir de 50 anos (ou de 40 se tiverem fatores de risco), mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

%d blogueiros gostam disto: