CIDADESJUNDIAÍ

Lacerda Franco ganha novo visual e promete mais segurança

O leitor do “Jornal da Região”, Dalton Rossi Pereira Leme, enviou fotos de como ficou a rua Lacerda Franco, na Vila Arens, em Jundiaí, depois da pintura de solo indicando ciclovia e faixas de segurança para pedestres.

As mudanças geraram muita polêmica, inclusive com comerciantes e moradores indo na Prefeitura para pedir a volta do sistema antigo. Os comerciantes reclamam da redução do número de vagas para estacionamento de carros.

Segundo o gestor de Planejamento Urbano, Sinésio Scarabello Filho, o investimento na Área da Infância também favorece as ações do Plano Cicloviário Municipal que prevê a implantação de bicicletários e a integração entre ciclovias. “A tendência mundial é por uma demanda ambiental, de saúde e qualidade de vida, com meios alternativos de locomoção, ou seja, o caminhar, o transporte coletivo e as ciclovias”, pontua o engenheiro.

As pesquisas para o desenvolvimento da primeira Área da Infância do Brasil, no entorno da Fábrica Japy, em Jundiaí, foram iniciadas em janeiro, com a medição da qualidade do ar e dos níveis de ruído do trecho. Com base nos dados e no conceito de ruas completas, o foco é alcançar o indicador internacional “Visão zero”, que é a redução completa de acidentes graves na via. A redução na velocidade no trecho proporcionará maior segurança para os motoristas, pedestres e maior visibilidade para os comércios instalados no local.

Outros pontos positivos da proposta da Prefeitura, além da priorização aos pedestres e ciclistas, contempla o alargamento das calçadas favorecendo o comércio e a requalificação da Praça Quintino Bocaiuva.

Ainda segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, a Área da Infância trata-se de uma proposta temporária, para análise e mensuração de impactos, que irão balizar as intervenções futuras.