CIDADESJUNDIAÍ

Bancos e lotéricas já recebem IPVA e licenciamento de 2023

(FOLHAPRESS) – Proprietários de veículos licenciados no estado São Paulo já podem consultar e pagar os valores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 na rede bancária, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta segunda (2).

O calendário de pagamentos começa a vencer em 11 de janeiro, para carros com placa final 1.

Quem optar por quitar o IPVA à vista em janeiro tem desconto de 3%, e não mais de 9%, como foi aplicado no ano passado. Se for parcelar, o proprietário poderá pagar o imposto em três, quatro ou cinco vezes iguais, desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52.

Os proprietários de veículos registrados no estado também podem antecipar o pagamento do licenciamento em janeiro, informou o Detran.SP, desde que o IPVA esteja quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, como multas.

A taxa de licenciamento anual de veículos em São Paulo é de R$ 155,23 em 2023. A taxa também é paga na rede bancária. O pagamento do licenciamento começa a vencer em julho, organizado por mês, de acordo com o final da placa, sendo o último vencimento em dezembro.

COMO PAGAR O IPVA

– O proprietário do veículo pode pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou débito agendado, nos guichês do caixa, pessoalmente, ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária credenciada. É preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor)

– Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

LICENCIAMENTO

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas os débitos do veículo, como IPVA, possíveis multas, licenciamentos vencidos e a taxa do licenciamento de 2023.

Se o veículo for movido a gás natural, é necessário fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar a taxa de licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro documento do carro.

Após o pagamento ser confirmado, o documento digital fica disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT e nos sites:
– www.poupatempo.sp.gov.br
– www.detran.sp.gov.br
– portalservicos.senatran.serpro.gov.br

O motorista pode imprimir o licenciamento em papel sulfite comum (A4-branca).

O porte do documento continua sendo obrigatório, seja de forma digital ou em papel. Se for parado pela polícia e estiver sem o documento em ordem, o motorista poderá ter de pagar multa ou até ter o veículo apreendido.

%d blogueiros gostam disto: