Dia 21 é ponto facultativo. Comércio pode optar por funcionar
O Carnaval, festa popular comemorada em todo o território brasileiro, celebrada na próxima terça-feira (21/02) não é feriado nacional, trata-se de um ponto facultativo. Sendo assim, os empresários têm autonomia para decidirem sobre a abertura do estabelecimento no período das 9 às 18h e concessão de folga para funcionários.
“Os lojistas que optarem pelo funcionamento não são obrigados a pagar hora extra, conceder folga e nem fazer acordo coletivo com o sindicato dos empregados.
Também não é preciso solicitar autorização para abertura”, observa Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).
Expectativa
Adereços e fantasias, tecidos, chapéus, fitas, bermudas, saias, shorts, camisetas, linha de praia – biquini, maiô, saídas – e calçados são os produtos que devem ser mais vendidos. Os locais que vendem comida e bebida também serão beneficiados porque há quem opte por passar esse período em casa ou se reunindo com amigos e familiares.
“Nesse cenário, os lojistas que estiverem prontos para atender à demanda têm tudo para conquistar um bom faturamento. É interessante apostar em produtos carnavalescos e destacar nas vitrines, fazer promoções, oferecer facilidades de pagamento. Nossa expectativa de aumento nas vendas é positiva porque este ano marca o retorno da festividade após a suspensão causada pela pandemia”.