SAÚDEVÁRZEA PAULISTA

Várzea dá início à vacinação bivalente Pfizer contra a Covid-19 para 70+

Essa semana promete ser de muita imunização contra a Covid-19 e as demais doenças em Várzea Paulista. A nova vacina disponível — a bivalente Pfizer (dose única) — já está liberada para idosos 70+, imunodeprimidos de 12 anos ou mais (pessoas com doença autoimune ou que usam medicamentos que baixam a imunidade), comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas que vivem em instituições de longa permanência. Também haverá vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 6 meses de idade.

Além disso, também será feita a atualização da carteirinha de vacinação contra quaisquer outras doenças para crianças dessa idade, e atualização das doses contra a Covid-19 e outras doenças para adolescentes, adultos e idosos.

A vacina bivalente promove uma proteção ainda maior contra a Covid-19, seja em sua cepa original, sejam a variante ômicron e suas subvariantes, algo muito importante para manter os índices de casos graves bem baixos. Para recebê-la, é preciso ter tomado a última das doses das vacinas disponibilizadas anteriormente há pelo menos quatro meses

É preciso agendar?
As vacinas contra a Covid-19 (Pfizer Baby) precisam ser agendadas, para não haver risco de perda de doses. O agendamento deve ser feito na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. É necessário levar: carteirinha de vacinação, CPF, comprovante de endereço em Várzea Paulista e cartão do SUS. Confira o endereço de cada unidade com o clique no ícone da prancheta ao lado do nome, em: http://tiny.cc/gd44vz.

A Prefeitura pede a compreensão do público que vai receber a vacina bivalente no final dos horários descritos abaixo porque precisa haver um número mínimo de dez pessoas que também têm direito à nova dose, para não haver perda de doses, já que, uma vez que o frasco com dez doses é aberto, elas precisam ser aplicadas em poucos minutos.

Onde e como será a vacinação?
A aplicação das doses bivalentes, Pfizer Baby e atualização das doses contra a Covid-19 ou outras doenças será feita com uma programação diferenciada. Confira:

28/02 e 02/03, das 7 às 19 horas

UBS Jardim Promeca
Rua Dinamarca, 41 – Jardim Santa Lúcia.

UBS Vila Real
Rua Montes Claros, 30 – Vila Real.

UBS Vila Popular
Rua Itaoca, 294 – Parque Guarani.
UBS Cruz Alta
Rua Guaxupé, S/N – Jardim Cruz Alta.

04/03 (sábado), das 8 às 16 horas
UBS Jardim Promeca
UBS Vila Popular
UBS Vila Real
Ambulatório de Especialidades
Avenida Eduardo de Castro, 65 — Centro.

O que levar na hora de se vacinar?
As crianças devem estar acompanhadas por pai ou responsável e deve ser apresentada a carteirinha de vacinação. Os adolescentes, caso não estejam com esse acompanhante, devem portar autorização impressa — termo de assentimento livre e esclarecido — em duas vias assinadas pelo pai, mãe ou outro responsável legal. O documento do Governo Estadual pode ser acessado e impresso no link: https://tinyurl.com/sfpxmk9v.

É necessário apresentar documento pessoal, cartão de vacinação contra a Covid-19 ou comprovação da primeira dose na tela do celular, no aplicativo Conecte-SUS.