Armazenar lixo corretamente ajuda a evitar a intoxicação de animais silvestres
Na semana passada, dois gambás-de-orelha-preta foram resgatados pela Guarda Municipal Ambiental de Jundiaí e trazidos ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Associação da Mata Ciliar.
Eles estavam emebebidos de um líquido fermentado depois de serem encontrados em um balde com chorume. Os animais chegaram sujos, cobertos com pedaços de comida, com cheiro desagradável e com sinais de apatia. A equipe de veterinários fez a higienização de ambos e administrou medicações para tratamento gástrico além de hidratação com soro.

Em meio ao tratamento, apenas um gambá sobreviveu. Ele está apresentando uma recuperação bastante positiva e, em breve, vai iniciar o processo de reabilitação.
Nesta fase de tratamento, o animal recebe alta e vai para um recinto externo na Mata Ciliar, onde os tratadores acompanham o desenvolvimento completo dele (comportamento, independência, alimentação, etc.) até que tenha condições de voltar ao seu habitat natural.
FAÇA A SUA PARTE
A Associação Mata Ciliar aproveita para fazer um importante alerta: descarte o lixo corretamente e evite a intoxicação de animais silvestres.
Não jogue lixos em terrenos baldios, armazene resíduos líquidos somente em potes e vidros vedados, não deixe latas de lixos destampadas e coloque o lixo apenas nos horários programados para a coleta de seu município.
Além desta ser um dever é um cuidado necessário com o meio ambiente, jogar o lixo adequadamente é uma forma de proteção aos animais que vivem livres e que podem ser atraídos por alimentos em descartes inadequados.
SOBRE A MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade: http://mataciliar.org.br


