quarta-feira, 3, junho, 2026, 21:22
JUNDIAÍ

Cidades da Região Metropolitana de Jundiaí já contam com implantação do 5G aprovada

Em 4 de julho de 2022, o setor de telecomunicações brasileiro entrava em uma nova fase. Naquele dia, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) autorizava as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz a solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em Brasília/DF. Era a primeira capital do País em que o serviço móvel de quinta geração estaria disponível.

Um ano depois, a tecnologia expandiu e atualmente todas as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí contam com a implantação aprovada, conforme o mapa divulgado pela Anatel (confira no link).

Atualmente 1.610 municípios brasileiros, nos quais vivem 141 milhões de brasileiros (66,4% da população do País), estão aptos a se beneficiar de uma tecnologia de ponta. O País hoje está na vanguarda internacional das telecomunicações: possui mais de 12 mil estações de quinta geração instaladas, a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel, abre definitivamente as portas da conectividades para nova economia digital e oportunidades de novos modelos de negócios para todas cadeias produtivas e verticais, como agro, indústria, educação, segurança e parcerias público-privadas

“Prestes a completar um ano de implantação no Brasil, o 5G, em sua fase inicial, é um sucesso, com um crescimento de usuários quase três vezes maior que o da tecnologia 4G no mesmo período, superando as expectativas. A velocidade de conexão foi bem recebida pela população que mostra interesse no avanço tecnológico”, afirma o presidente do GAISPI, o conselheiro da Anatel Moisés Moreira.

Ele ressalta que a demanda da população e o notável esforço conjunto de todos os agentes envolvidos neste processo ( Anatel/Gaispi e EAF) garantiram que 100%, das capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes fossem beneficiados com a tecnologia, bem antes do tempo previsto (2025).

“A liberação do 5G para os municípios com até 200 mil habitantes continua e já cobriu mais de 67% dos 1.103 municípios deste porte”, informa. O conselheiro destaca ainda que há o compromisso do GAISPI com o restante das cidades com mais de 100 mil habitantes (1.377), que serão liberadas o mais rápido possível, assim como as demais cidades brasileiras.

Na sua avaliação, o Brasil se encontra diante de uma oportunidade única de impulsionar seu desenvolvimento tecnológico e econômico por meio do 5G. “Com um planejamento estratégico adequado, parcerias público-privadas sólidas e investimentos em pesquisa e inovação, o país pode se tornar um líder na adoção e na exploração dessa nova era de conectividade. O futuro está à nossa frente e o 5G será um catalisador para uma sociedade mais conectada, inteligente e próspera”, afirma.

Estado
Em apenas seis meses, dobrou o total de cidades paulistas com leis atualizadas para receber a internet 5G. Dados da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), apontam que o número subiu de 61, no fim do ano passado, para 125.

A mudança na chamada “lei das antenas”, que determina onde esses equipamentos podem ser instalados, é fundamental para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida, mas exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G.

Apesar de a atualização das leis ser de competência dos municípios, o Governo de São Paulo, focado em acelerar a chegada do 5G, tem mobilizado e apoiado prefeituras e câmaras municipais nesse processo. Por meio do programa TecnoCidades, a SDE e a InvestSP reuniram dezenas de gestores municipais, nos últimos meses, em seminários regionais, para conscientizar sobre os benefícios do 5G, a necessidade de modernizar as leis e orientar aqueles que precisem de algum suporte.

Além da atualização da “lei das antenas” e da instalação da infraestrutura pelo setor privado, a ativação do 5G depende da liberação do sinal pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que já aconteceu em 319, portanto em quase metade dos 645 municípios paulistas. Atualmente, 86 cidades no Estado já contam com a internet 5G, o que representa cerca de 30% dos municípios brasileiros com a tecnologia.

“O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia. Com esse ritmo de avanço, podemos chegar quase 300 municípios com a tecnologia até o fim do ano, um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Qualquer município que precisar de apoio no processo de modernização da “lei das antenas” pode procurar a SDE, por meio da InvestSP.

O objetivo, além de garantir que o 5G chegue o quanto antes à população, é transformar os municípios paulistas em “cidades inteligentes” e que São Paulo consiga atrair investimentos e novas empresas focadas em inovação e tecnologia, com geração de emprego, renda e melhora da qualidade de vida das pessoas e do serviço público.

Com o avanço do 5G, o TecnoCidades, em um segundo momento, mapeará as principais demandas das cidades e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como: uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.