Limpeza no Ribeirão Jacaré, em Itatiba, retira lixo de 700 metros das margens
Em um dia especial para defender e conscientizar a população sobre a proteção de nossos recursos hídricos, celebrando o Dia Mundial da Limpeza de 2023, a equipe do Projeto De Olho nos Rios, junto com alunos e professores da ETEC Rosa Perrone Scavone e integrantes do ‘JAPPA’ (Jacaré Ribeirão Vivo – Associação Para Preservação Ambiental) realizaram a limpeza das margens do Ribeirão Jacaré, neste sábado (16), em Itatiba.
O evento também contou com a importante participação dos soldados do Tiro de Guerra, representantes da Prefeitura e de voluntários de Itatiba e região. “É um dia fundamental para a conscientização da população. Estivemos junto com diversas entidades da cidade para a limpeza do Ribeirão Jacaré e esse lixo retirado é muito preocupante, principalmente em épocas de chuva, podendo entupir bueiros e saídas de água. Um dia como esse tem que ser celebrado, mas lembrado durante o ano todo e a população precisa se conscientizar que destruindo a natureza, estamos destruindo a nossa própria casa”, ressalta o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.
Após a limpeza, foi feita a separação e registro em gráfico dos materiais coletados para ajudar a observar e entender quais tipos de sujeira estavam sendo jogados no rio. Assim, foram contabilizados 718 itens em cerca de 700 metros do Ribeirão Jacaré, ou seja, a cada metro do curso d’água havia, pelo menos, um tipo de lixo.
Em números, 32,96% de todo o lixo recolhido eram garrafas PET; 12,67% caixas pequenas; 11,83% papelão; 11,55% maços de cigarro; 7,46% papéis; 5,5% garrafas de vidro; 4,92% latas de alumínios; 4,64% cacos de vidro; 4,1% embalagens de óleo; 3,11% madeira; 1,55% panos (mantos e carpetes); e 0,85% eram ferros.
“Este dia serve para chamar a atenção da população sobre o descarte incorreto de lixo e se preocuparem com o nosso rio que é, praticamente, urbano. Onde muitos cidadãos aproveitaram momentos de lazer no passado, nadando e fazendo pescarias nos finais de semana. Agora, os participantes desta limpeza serão multiplicadores, levando a ideia de que um ambiente sustentável não é onde mais se limpa, mas onde menos se suja”, pontua Sócrates José Piovani, Diretor Presidente da JAPPA.
Além da retira e registro do lixo encontrado nas margens do Ribeirão Jacaré, foi feito a coleta de água de diferentes pontos do curso d’água, para uma análise sensorial durante o evento, mostrando a realidade hídrica para os participantes. Posteriormente, os alunos da ETEC farão análises laboratoriais dessa água, como a medição de pH.
“Viemos ajudar com o mínimo, pois manter o ambiente que vivemos limpo é o básico que devemos fazer. Se a gente quer viver num lugar melhor, temos que preserválo”, comenta Ráyssa Marcela Oliveira da Silva, presidente do Grêmio Estudantil da ETEC.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira acompanhou a chegada dos resíduos coletados, que foram concentrados e separados pelos voluntários na sede do Tiro de Guerra. “São diversos tipos de lixo jogados no ribeirão. Estamos aqui para ajudar a conscientizar a população sobre não jogar lixo nas ruas, nem diretamente no ribeirão, pois quando chove, é nele e nos rios que todo lixo – desde o papelzinho de bala até o pneu – vai parar”, pontuou.
A Campanha de Limpeza e Arrecadação de Móveis e Eletrodomésticos – iniciada na mesma data – segue aberta até sábado (23/09). Os itens, além de utensílios domésticos, podem ser entregues das 8h às 16h, no salão de festas da Igreja de N. Sra. das Graças, no bairro de mesmo nome, e irão para famílias em vulnerabilidade social, cadastradas na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda de Itatiba.
DE OLHO NOS RIOS
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.