quarta-feira, 3, junho, 2026, 19:41
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

MP abre Inquérito para apurar falta de recursos na Polícia Civil de Jundiaí

A 9ª Promotoria de Justiça de Jundiaí instaurou um inquérito civil para apurar eventual falta de recursos humanos na Delegacia de Polícia local, o que estaria comprometendo o andamento de investigações na região. A medida foi adotada após certidão emitida por uma escrivã apontar um acúmulo significativo de inquéritos policiais sem conclusão devido à sobrecarga de trabalho e escassez de pessoal.

O Ministério Público do Estado de São Paulo, representado pelos promotores de Justiça Rafael de Oliveira Costa e Klaus Negri Costa, fundamentou a instauração do inquérito civil na defesa da ordem jurídica e na proteção do patrimônio público e social.

A Promotoria destacou a importância da atuação eficiente da polícia para a preservação da segurança pública, conforme os preceitos constitucionais.

Entre as providências iniciais determinadas pela Promotoria estão a solicitação de informações detalhadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública, ao delegado-geral da Polícia Civil e ao delegado seccional sobre o número de servidores nas delegacias de Jundiaí, os índices de criminalidade nos últimos três anos e as medidas adotadas para solucionar a falta de recursos.

Além disso, foi oficiado ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, para fornecer dados sobre o efetivo da Guarda Municipal e os servidores municipais cedidos à Polícia Civil.

O inquérito também requereu a entidades representativas de delegados e escrivães dados sobre as condições de trabalho na região.

Os promotores ainda manifestaram interesse em agendar reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública após o recebimento dos documentos solicitados.

Outro lado

O “Jornal da Região” apurou que materiais são fornecidos para as delegacias, mas faltam escrivães, investigadores e delegados.

Na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que tem 700 inquéritos abertos, o diretor do Deinter-2, Fernando Bardi, destacou a delegada de Campinas, Isabella Sguerra Vita, para responder pelo município, até a nomeação de novos delegados.

O diretor do Deinter disse que novos escrivães e investigadores estão na Academia e até o final da primeira quinzena de setembro haverá nomeações para a Seccional de Jundiaí.