Toninho Ribas está fora das Eleições para Prefeito de Cajamar
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou nesta segunda-feira (30), de forma unânime, os processos que envolviam a candidatura de Antônio Carlos Oliveira Ribas de Andrade, conhecido como Toninho Ribas. Foi confirmada a decisão do juiz de Cajamar, da 354ª Zona Eleitoral, Renato dos Santos.
Agora Toninho está oficialmente fora das eleições municipais de Cajamar em 2024.
Com a sentença, que seguiu a decisão já proferida pelo juiz de Cajamar, Ribas não terá seu nome nem sua foto aparecendo nas urnas, já que ele não é mais considerado candidato.
Segundo o julgamento, a convenção que escolheu Toninho, realizada por uma ala do partido, não tinha validade legal.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, já havia determinado que a questão partidária é de responsabilidade estadual, e a decisão do TRE-SP é soberana, não cabendo mais recursos.
Com essa sentença, a candidatura de Toninho Ribas não está registrada e, portanto, ele não aparecerá nas urnas eletrônicas, nem com nome nem com imagem.
Essa é a consequência direta da anulação de sua convenção e da impossibilidade de apresentação de uma nova candidatura dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Ribas, que já enfrentava outros problemas jurídicos, incluindo processos de improbidade administrativa e multas eleitorais, viu seu caminho para a candidatura se fechar de vez com a decisão de hoje.
A decisão do TRE-SP abrange os processos de números:
0600293-49.2024.6.26.0000,
0600305-63.2024.6.26.0000 e
0613128-92.2024.6.00.0000
Veja como foi a decisão:


