quinta-feira, 23, julho, 2026, 20:22
JUNDIAÍ

Moradora do Centro de Jundiaí reclama de infestação de baratas

A leitora do “Jornal da Região”, Ana Paula enviou reclamação sobre a presença de escorpiões e baratas no Centro de Jundiaí.

Ela contou que ligou duas vezes e registrou a reclamação pelo app da prefeitura, tendo recebido como resposta no ano passado que havia sido feita dedetização no local, porém ela alega que nenhum morador da rua viu tal ação.

“Contratei uma empresa fiz a dedetização na minha casa e mesmo assim tem aparecido baratas tamanha infestação”, contou.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informa que as ações de dedetização são realizadas mediante solicitações registradas pelos munícipes. Quando há demanda, seja em qual bairro for, a equipe atende as solicitações conforme protocolo. Na região central, ações de dedetização foram realizadas em janeiro deste ano, embora as solicitações atendidas não tenham ocorrido próximas ao endereço informado pela leitora. O departamento responsável está tentando contato com a solicitante para obter mais detalhes e incluir a demanda no planejamento das ações, caso necessário.

Já com relação aos escorpiões, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), de maneira permanente, monitora a população de escorpiões e promove ações preventivas e de controle, realiza vistorias zoosanitárias em áreas de infestação, aloca armadilhas em pontos estratégicos e procede com a investigação epidemiológica de todo acidente ocorrido com escorpião na cidade. Em 2024, foram registrados 107 acidentes no Município, sem mortes. A VISAM também atua junto à população, alertando sobre a necessidade da intensificação dos cuidados para evitar o aparecimento dos escorpiões que, com o aumento da temperatura e da umidade, tendem a sair de seus esconderijos em busca de conforto térmico e de alimentos, podendo entrar nos imóveis e causar acidentes graves. Cabe observar que não há veneno chancelado pelo Ministério da Saúde para controle químico desses artrópodes, sendo a prevenção o melhor controle. Acerca do apontamento sobre a desinsetização (controle químico de baratas), a UGPS informa que essa ação realizada pela VISAM não é programática, mas preventiva, já que o emprego desse controle químico tem eficiência paliativa e focal, e apenas nas galerias de esgoto. Mais uma vez, salienta-se que irregularidades no descarte e na manutenção dos resíduos gerados são o principal motivo para a presença de baratas nos ambientes.