Alunos de Itatiba participam de oficina de fotografia
A união entre fotografia e grafite estão contemplados no Artes & Efeito. Voltado ao público juvenil, o projeto estará com oficinas na cidade de Itatiba (SP). Os alunos da EMEB Sebastião de Camargo Pires e da E.E. Professor Antonio Dutra terão contato com a linguagem visual, na expressão da criatividade.
Nos dias 23 e 24 de julho, jovens da escola EMEB Sebastião de Camargo Pires participarão da oficina de fotografia. A abordagem de conceitos teóricos e das técnicas contribuirá para a criação de composições e no despertar do olhar de cada aluno.
A fotografia é uma ferramenta de comunicação e expressão social, com imagens é possível despertar sentimentos e reflexões. As oficinas de fotografia ministradas no projeto exploram a criatividade para temáticas voltadas ao meio ambiente, cidadania e cotidiano.
As fotografias produzidas serão expostas na escola, com a foto revelada e entregue no dia.
No mês de setembro, o Artes & Efeito estará com a oficina de grafite na E.E. Professor Antonio Dutra. Nos dias 01, 02 e 03 de setembro serão abordados conteúdos teóricos e o contato com a arte do grafite. Os interessados nas artes visuais poderão conhecer a arte e a não pichação.
No primeiro dia, os alunos contarão com uma apresentação de conceitos de desenho e técnicas, conhecerão obras de artistas reconhecidos internacionalmente na arte do grafite, e iniciam a produção do grafite de acordo com a temática escolhida.
No segundo dia de projeto, os alunos e a equipe continuam com a produção do grafite no muro, e no terceiro dia, acontece a finalização, com entrega de certificado.
O Artes & Efeito desperta a sensibilidade e a criatividades de alunos, proporciona uma reflexão crítica voltada a conceitos de cidadania, além de explorar significados expressivos das formas plásticas.
O projeto disponibilizará todo o material: luvas, sprays e pincéis para os alunos inscritos.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Artes & Efeito é uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social- IEAS, com patrocínio da JOFEGE.
Patrícia Henrique, Presidente do Instituto Eco Ambiental e Social, destaca o compromisso do projeto em democratizar o acesso à cultura e fortalecer o papel transformador da arte na sociedade. “Proporcionar aos jovens a oportunidade de se expressarem artisticamente é crucial para fomentar o pensamento crítico e promover a conscientização”, afirma.


