terça-feira, 30, junho, 2026, 21:05
JUNDIAÍ

Curso Técnico em Alimentos abre portas para mercado de trabalho nacional e internacional

A parceria para desenvolvimento de estágio complementar no Curso Técnico em Alimentos entre a ETEC Benedito Storani (Etecbest) e empresa alimentícia e farmacêutica em instalação em Jundiaí proporcionará formação rara no mercado do setor: amplo conhecimento em normas nacionais e internacionais para a regulamentação de produtos para consumo nacional e internacional.

Os primeiros estagiários já passaram por avaliações e serão contratados nos próximos dias. “A vivência em uma planta que está em plena instalação, com mais de 20 mil metros quadrados, em todos os setores, possibilitará aprendizagens que fazem a diferença no atual mercado de trabalho, que é carente deste tipo de mão de obra qualificada e com conhecimento sólido em normas e regulamentações nacionais e internacionais”, explica o CEO da empresa, Iseu Nunes.

A empresa tem por finalidade a produção de probióticos para o mercado brasileiro, americano e europeu. Os estagiários participarão de todo o processo de regulamentação e aprovação aos órgãos reguladores, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Normas Brasileiras (ABNT e ISO) e da FDA (Foods and Drugs Administration) americana.

Segundo o CEO, um profissional do setor em início de carreira com o conhecimento que será adquirido ao longo do estágio, tem rendimento médio de R$ 15 mil/mês. “O período de estágio é a oportunidade de o jovem absorver conhecimento e da empresa desenvolver talentos com as atribuições necessárias ao mercado e que poderão ser agregados ao quadro”, ressalta Nunes.

Estágio

Inicialmente com a primeira planta em Jundiaí, a parceria com a Etecbest tem raízes fortes, já que o setor de atuação da empresa poderá absorver – no futuro – estudantes de outros cursos da unidade de formação técnica do Centro Paula Souza.

“Um técnico em Alimentos é um cientista que garante a qualidade daquilo que vai pra mesa da população. É dele a responsabilidade de desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais saudáveis, com menor impacto ao meio ambiente e que tragam maior qualidade à mesa. É uma carreira que está em expansão”, explica a coordenadora do curso, Verônica Pavan.

As áreas de atuação dos técnicos em Alimentos vão desde fábricas alimentícias, farmacêuticas, Agropecuária, prestação de serviços até marketing.

Os interessados em conhecer mais do curso podem acessar o site da Etecbest (https://www.etecbest.com.br).

Vale lembrar que o processo seletivo para este e outros cursos da unidade terá inscrições entre os dias 10 de setembro a 3 de novembro, pelo site http://www.vestibulinho.etec.sp.gov.br/, o exame será realizado dia 30 de novembro.

De acordo com dados de portais de empregabilidade, o ensino técnico é passo garantido para o sucesso no mercado de trabalho.