Remédio para colesterol alto da Cimed é retirado do mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (18), o recolhimento de lotes dos seguintes medicamentos: a atorvastatina cálcica 40 mg e a rosuvastatina cálcica 20 mg, usados no controle do colesterol, e do fosfato dissódico de dexametasona 4 mg/ml (caixa com 50), solução injetável prescrita para o tratamento de inflamações.
A medida, publicada no Diário Oficial da União, também suspende a comercialização, distribuição e uso dos produtos danificados após falhas identificadas pelos fabricantes.
A atorvastatina cálcica 40 mg e a rosuvastatina cálcica 20 mg são produzidas pela Cimed Industria S.A.
O recolhimento abrange o lote 2424299 dos dois remédios, que tiveram retirada preventiva do mercado pela empresa após suspeita de troca de embalagens: cartuchos da rosuvastatina podem ter sido inseridos no lote da atorvastatina.
Já o fosfato dissódico de dexametasona é fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia LTDA. Segundo a agência, nesse caso, foi identificada uma alteração no aspecto do medicamento, com turvação da solução quando diluída em associação com determinados fármacos, o que motivou o recolhimento voluntário do lote 25091566.
Em nota, a Cimed esclarece que o recolhimento de unidades de lote de Rosuvastatina 20 mg e Atorvastatina 40 mg refere-se a uma medida preventiva e voluntária, comunicada à Anvisa em maio de 2025.
“A ação foi adotada pela própria companhia como parte de seus rigorosos protocolos internos de qualidade e segurança, reforçando o compromisso permanente da Cimed com a excelência, a transparência e a confiança de pacientes e profissionais de saúde. Seguimos à disposição”, informou a Cimed.


