domingo, 14, junho, 2026, 16:20
JUNDIAÍVARIEDADES

Liga das Escolas de Samba discute propostas para o Carnaval de 2027

Na manhã deste domingo (14), a Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (LIJUNES) reuniu os presidentes das agremiações filiadas para uma assembleia geral.

Durante o encontro, os representantes aprovaram por unanimidade a prestação de contas do Carnaval 2026 e já deram o pontapé inicial para a folia de 2027, definindo propostas de data e local para os próximos desfiles.

Uma das principais decisões da reunião foi a manutenção do desfile fora de época no Complexo da Vila Hortolândia.

A entidade confirmou que o Carnaval de Jundiaí continuará sendo realizado após a Páscoa, formato que foi avaliado como um grande sucesso na última edição.

Além disso, a Liga discute a mudança de local para a realização dos tradicionais bailes carnavalescos, mais próximos da população.

A nova proposta de espaço, no entanto, ainda é mantida em sigilo e será apresentada primeiramente à gestão do prefeito Gustavo Martinelli antes de ser divulgada ao público.

Planejamento antecipado

A assembleia marca oficialmente o início dos trabalhos para 2027.

De acordo com a direção da LIJUNES e os presidentes das escolas, o objetivo de começar o planejamento com tanta antecedência é corrigir os desafios enfrentados na edição de 2026.

A meta é garantir um projeto capaz de proporcionar um grande espetáculo para a população, resgatando o nível de organização e excelência vistos nos carnavais de 2023 e 2024, fortalecendo a cultura do samba e valorizando as agremiações da cidade.

Participaram do encontro o presidente da LIJUNES, Everson BC (Metal); o presidente da União da Vila, “Zé Prego”; o presidente da Império da Maringá, Adilson; o presidente da União do Povo, Anderson (Lixão); e o presidente da Leões da Hortolândia, Fernando.

A escola Arco-Íris foi representada por Cassiano, vice-presidente da LIJUNES, já que o presidente da agremiação, Fernando Sodeli, não pôde comparecer por motivos pessoais.

A secretária-geral da Liga, Vera Fioranti, também esteve presente, sendo responsável pelo registro e elaboração das atas.