domingo, 21, junho, 2026, 21:32
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Moradores do Traviú, em Jundiaí, denunciam matança de animais

Moradores do bairro Traviú, em Jundiaí, estão em alerta após uma série de envenenamentos de animais.

Nesta semana, dois cachorros foram vítimas da ação criminosa, além de dois pavões que também morreram envenenados.

O caso agrava a preocupação na região, que já registrou a morte de gatos por envenenamento na cidade vizinha de Várzea Paulista neste domingo (21).

De acordo com os relatos da vizinhança no Traviú, os envenenamentos atingiram uma cadela da raça Beagle, chamada Gamora, que infelizmente não resistiu e veio a óbito.

Um segundo cachorro, sem raça definida (SRD), foi socorrido a tempo pelo tutor e segue em tratamento intensivo em uma clínica veterinária.

Além dos cães, a comunidade confirmou as mortes de dois pavões sob as mesmas circunstâncias.

Câmeras de segurança de diversas residências do bairro estão sendo analisadas de forma conjunta para tentar identificar o autor ou autora do crime contra os animais.

A orientação compartilhada entre os moradores é para que seja registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.) detalhando os fatos, permitindo que a Polícia Civil investigue o caso.

Casos em Várzea Paulista

A crueldade contra os animais no Traviú ocorre no mesmo período em que moradores de Várzea Paulista também denunciam crimes semelhantes.

Na manhã deste domingo (21), o Jornal da Região publicou o relato de um morador do bairro Jardim Mirante, em Várzea Paulista, que denunciou a morte de gatos por envenenamento na região.

A Polícia Civil já vem apurando os casos na cidade vizinha, onde ativistas da causa animal relataram recentemente o uso de veneno para ratos em áreas públicas, o que resultou na morte de diversos felinos em bairros como o Parque Guarani.