quinta-feira, 25, junho, 2026, 20:22

Notícias Diárias

JR – JORNAL DA REGIÃO
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Quadrilha especializada em furtos a farmácias é presa pela Guarda Jundiaí

Quatro pessoas foram presas em flagrante na tarde desta quinta-feira (25) pela Guarda Municipal de Jundiaí após uma série de furtos a farmácias na região do Anhangabaú.

O grupo foi localizado na Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital, região da Malota, após perseguição que começou na Avenida 9 de Julho.

De acordo com a Equipe de Apoio Tático da GMJ, composta pelos guardas Gasparetto, Modesto, Caio e Tiago Freitas, houve acionamento pela Central de Operações do telefone 153 informando que um veículo Renault Sandero de cor prata estaria envolvido em furtos a estabelecimentos farmacêuticos na cidade.

Os agentes localizaram o carro na Rodovia Anhanguera e deram ordem de parada, mas o condutor não obedeceu, iniciando perseguição.

Durante o acompanhamento, já na Rodovia dos Bandeirantes, um dos ocupantes — um homem de 29 anos — saltou do veículo ainda em movimento e tentou fugir a pé por um barranco, sofrendo escoriações.

Ele foi detido pelo guarda Gasparetto após perseguição a pé.

No interior do veículo estavam o condutor, de 35 anos, e duas mulheres, de 30 e 39 anos. Durante a busca veicular, foram encontrados diversos sacos plásticos com produtos farmacêuticos e suplementos alimentares.

A consulta aos sistemas policiais revelou que o condutor era procurado da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto expedidos pela 1ª Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Divisão de tarefas
As investigações apontaram que o grupo atuava com clara divisão de funções. Imagens de câmeras de segurança das farmácias flagraram duas mulheres retirando produtos das prateleiras e os ocultando sob as vestimentas. Um homem atuava na cobertura e distração de funcionários, enquanto outro era o motorista, responsável pela fuga.

O grupo confessou a prática dos furtos e informou que havia alugado o veículo de maneira informal por R$ 200,00 de um conhecido na capital paulista, especificamente para usar nos crimes.

Alvos e prejuízos
Duas farmácias foram identificadas como alvos:

Drogasil (Avenida 9 de Julho — Anhangabaú): foram subtraídas 8 unidades de colágeno, avaliadas em aproximadamente R$ 1.000,00.
Farma Vida (Avenida 9 de Julho — Anhangabaú): foram levados 18 itens entre suplementos alimentares e chocolates, totalizando cerca de R$ 3.300,00.

Além disso, outros 27 produtos — avaliados em R$ 4.245,00 — foram apreendidos e encaminhados ao 7º DP, sem identificação precisa de origem.

Flagrante
A autoridade policial, delegado José Ricardo Arruda Marchetti, ratificou a voz de prisão em flagrante dos quatro suspeitos pela prática, em tese, de furto qualificado pelo concurso de pessoas (artigo 155, §4º, inciso IV, do Código Penal), cuja pena pode variar de 2 a 8 anos de reclusão.

O veículo utilizado foi apreendido por constar em nome de terceiros e ter origem duvidosa. O homem que saltou do carro foi encaminhado ao hospital para atendimento médico devido às escoriações da fuga e, em seguida, apresentado na delegacia.