28ª Festa de São Pedro tem cardápio variado e atrações para toda a família
Da polenta com frango frito ao acarajé, do churrasco e pastel aos doces caseiros. A 28ª Festa de São Pedro promete agradar todos os paladares a partir desta sexta-feira (24/07) até domingo (26) no Parque Luís Latorre.
Promovido pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o tradicional evento julino reunirá ampla praça de alimentação – que faz sucesso de costume entre visitantes locais e turistas – além da exposição de produtores rurais, de carros antigos, artesanato, atrações infantis e uma programação cultural ampla para toda a família.
A Praça de Alimentação será comandada por 20 grupos que integram a Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi).
Assim como em outros eventos municipais que tem a Aesfi como parceira, toda a renda obtida com a comercialização dos alimentos é revertida para os projetos sociais desenvolvidos pelas entidades assistenciais no município, fortalecendo o trabalho realizado em benefício da população.
Durante os três dias de festa, os visitantes poderão escolher entre dezenas de opções gastronômicas, que vão desde pratos típicos da culinária brasileira até lanches, porções, doces e bebidas.
Além de proporcionar momentos de lazer e confraternização, a Festa de São Pedro fortalece o trabalho das entidades participantes, valoriza a produção rural do município e incentiva a economia local, inclusive de microempreendedores e artesãos.
Cardápio de dar água na boca
Ao todo, serão mais de 20 estandes oferecendo pratos e lanches preparados na festa. O público poderá saborear galinhada, feijão-tropeiro, dobradinha, nhoque com porpeta, macarrão na chapa, estrogonofe de carne e frango, yakissoba, acarajé, tempurá, costela bovina desfiada, além de lanches de pernil, cupim, churrasco, joelho de porco, hambúrgueres, cachorro-quente, espetinhos e diversas outras opções. Na barraca do Fundo Social de Solidariedade (FSS), marca presença novamente o rojão de balaio, preparado de carne com temperos enrolada de forma especial, que faz bastante sucesso.
O cardápio também reúne uma grande variedade de porções, como costela com mandioca, linguiça artesanal, tilápia, polenta frita, frango frito, nuggets, bolinho de bacalhau, torresmo, batata frita, batata recheada e fogazza. Para quem aprecia as delícias típicas das festas julinas, não faltarão pamonha, curau, milho-verde, bolo de milho, canjica, arroz-doce, chocolate quente e vinho quente.
Já a seleção de sobremesas inclui quindim, brigadeiro, bomba de chocolate, pudim, mousses, cheesecakes, tortas, crostata, cannoli, doces sírios e portugueses, além de churros, maçã e morango do amor, fondue de morango com chocolate, algodão-doce, sorvetes e pipocas doce e salgada.
Atrações da Festa de São Pedro 2026
A programação artística e cultural da 28ª Festa de São Pedro reúne 12 atrações gratuitas ao longo dos três dias de evento, valorizando artistas locais e regionais. O público poderá acompanhar apresentações do Grupo de Cordas D’Alba (do Conservatório Municipal), Dhiego Marques, Laura Carmo, Banda Jovem do Conservatório, Quadrilha da Terceira Idade do Fundo Social, Robson Póvoa e Trio Pé de Serra, Quarteto Panela Véia, Lilian Ximenes, Aurora Sounds, Corporação Musical Santa Cecília, Orquestra de Violeiros de Itatiba, da banda Burn Water e ainda da dupla Badulaque, atração viabilizada com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
A festa também terá a tradicional cerimônia da bênção da fogueira, já na abertura, na noite de sexta, mesmo dia em que a população poderá ver exposição de carros antigos, com o Encontro Amigos do Carro Antigo de Itatiba.
Para os pequenos, terá a Cidade das Crianças com brinquedos infláveis e personagens, além da tradicional Festa Inclusiva, realizada no sábado (25/07), das 11h30 às 12h30. Durante esse período, o evento terá uma hora sem estímulos sonoros, proporcionando mais conforto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Vale lembrar que a 28ª Festa de São Pedro tem entrada e estacionamento gratuitos.
Festa de São Pedro 2026
Cardápio das entidades assistenciais
APAE: Pastel
Asilo: Lanche de pernil
Associação Divina Providência: Lanche de costela bovina desfiada, costela bovina desfiada com arroz e farofa, porção de costela com mandioca, mandioca frita e coxinha gourmet
Associação Pró-Basílica: Strogonoff de frango e de carne, milho verde, bolo de milho, curau, pamonha e vinho quente
Casa da Amizade: Caldinho de feijão, linguiça artesanal, cachorro-quente e porção de tilápia
CEIA: Galinhada
CEME: Fogazza (salgada e doce), porção de costela suína com bolinho de mandioca e chocolate quente
Desafio Jovem: Parmegiana (carne e frango), dobradinha, lanche parmegiana, lanche rústico, nuggets e pipoca doce e salgada
Fundo Social: Rojão de balaio, acarajé, tempurá, yakissoba e açaí
Lar Itatibense: Lanche de cupim, batata frita e torresmo
Lions: Nhoque com porpetas e espetinhos (carne, frango, linguiça, queijo e coração)
Loja Maçônica: Frango frito e polenta frita
NASCE: Feijão tropeiro, lasanha de berinjela, lanche caipira, lanche de frango, lanche de joelho de porco com vinagrete e porção de tapa na cara
Outro Olhar: Batata recheada e lanche texano
Passo a Passo: Polenta (ao sugo, bolonhesa ou calabresa), alheira, bolinho de bacalhau, bolo de fubá, bolo de paçoca, canjica, arroz-doce, doce de abóbora, torta trufada de avelã, cheesecake de frutas vermelhas, quindim, brigadeiro, bomba de chocolate, pudim de leite condensado, mousse, torta holandesa, torta de limão, entremet de nozes com damasco, crostata, cannoli, doces sírios e portugueses e suco de milho
Phala: Macarrão na chapa
Rede de Combate ao Câncer: Crepes suíço e francês (doces e salgados), pizza no cone, algodão-doce e sorvetes
SIBES: Lanches de calabresa e churrasco, frutos do amor, maçã do amor, churros (tradicional e gourmet) e fondue de morango com chocolate
Templo de Umbanda: X-salada, X-burguer, X-bacon e X-tudo
Trilhas: Lanche de lombo e doces cristalizados
Programação artística-cultural
Sexta-feira (24/07)
19h – Abertura dos portões, praça de alimentação, artesanato, venda de frutas e derivados. Encontro Amigos do Carro Antigo de Itatiba e Especial de boas-vindas com o Grupo de Cordas D’Alba
20h – Benção da Fogueira e abertura oficial
20h30 – Dhiego Marques
22h – Encerramento
Sábado (25/07)
10h – Abertura dos portões, praça de alimentação, artesanato, venda de frutas e derivados, Cidade das Crianças com personagens e brinquedos infláveis
10h – Laura Carmo
10h30 – Banda Jovem do Conservatório
11h30 – Festa Inclusiva (Hora do Silêncio)
12h30 – Quadrilha da Melhor Idade do Fundo Social de Itatiba
14h – Robson Póvoa e Trio Pé de Serra
16h – Quarteto Panela Véia
19h – Lilian Ximenes
21h – Encerramento
Domingo (26/07)
10h – Abertura dos portões, praça de alimentação, artesanato, venda de frutas e derivados, Cidade das Crianças com personagens e brinquedos infláveis
10h30 – Aurora Sounds
12h – Corporação Musical Santa Cecília
13h30 – Orquestra de Violeiros de Itatiba
17h – Duo Badulaque
18h30 – Burn Water
21h – Encerramento


