sexta-feira, 21, agosto, 2026, 11:09
JUNDIAÍ

Fundação CASA leva palestra sobre saúde para jovens de Jundiaí

Adolescentes atendidos pela Fundação CASA de Semiliberdade Jundiaí participaram nesta terça-feira (18/8) de uma palestra sobre prevenção ao tabagismo, uso de cigarros eletrônicos e outras drogas. Realizada com apoio da UBS Esplanada Jundiaí, a atividade integrou a programação do Mês da Juventude e promoveu um momento de diálogo sobre saúde e autocuidado.

Durante o encontro, os profissionais da UBS apresentaram informações sobre os efeitos do cigarro convencional e dos dispositivos eletrônicos, além dos riscos associados ao consumo de outras substâncias. A atividade também buscou esclarecer dúvidas e estimular os adolescentes a refletirem sobre os impactos que determinadas escolhas podem ter na saúde e na qualidade de vida.

Um dos assuntos de destaque foi o uso de cigarros eletrônicos, dispositivos que têm presença crescente entre adolescentes e jovens. Além da exposição a diferentes substâncias tóxicas, os profissionais chamaram a atenção para a presença de nicotina em muitos desses produtos, inclusive em concentrações elevadas. A substância pode causar dependência e, nos dispositivos que utilizam sais de nicotina, sua absorção pode ocorrer de maneira ainda mais eficiente.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 29,6% dos estudantes brasileiros de 13 a 17 anos já experimentaram cigarro eletrônico. A exposição aos componentes presentes na fumaça ou no aerossol produzido pelos dispositivos pode estar associada a problemas respiratórios e cardiovasculares, além do contato com substâncias potencialmente tóxicas.

“Momentos como esse são importantes porque permitem trabalhar a prevenção de maneira próxima e dialogada. Além de transmitir informações, queremos que os adolescentes tenham espaço para tirar dúvidas, refletir sobre suas escolhas e compreender que cuidar da saúde também faz parte da construção de um novo projeto de vida”, afirma a diretora do CASA de Semiliberdade Jundiaí, Andreza Tavares.

A parceria com a UBS Esplanada reforça a articulação da Fundação CASA com a rede de serviços do território. No atendimento em semiliberdade, a aproximação com equipamentos públicos e comunitários amplia o acesso dos adolescentes a políticas de saúde, educação, cultura, esporte e outras áreas fundamentais.

Para o presidente da Fundação CASA, Acacio Miranda, iniciativas como a realizada em Jundiaí ajudam a aproximar os adolescentes de serviços públicos e informações que podem contribuir para decisões mais conscientes. “Promover saúde também é oferecer informação, diálogo e oportunidades para que cada adolescente possa refletir sobre suas escolhas e cuidar do próprio futuro. A parceria com a rede de saúde fortalece o trabalho socioeducativo e aproxima o atendimento das políticas públicas disponíveis no município”, reforçou.

Mês da Juventude
A palestra foi realizada poucos dias após o Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção para questões relacionadas à juventude e reconhecer a importância da participação dos jovens na sociedade.

Em 2026, a data tem como tema “Diferentes contextos, aspirações comuns”, destacando que, apesar das diferentes realidades vivenciadas pelas juventudes, existem aspirações compartilhadas, como o acesso à educação, a oportunidades, à participação social e a condições para a construção de um futuro sustentável.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.