sexta-feira, 2, outubro, 2026, 16:52
CIDADESVÁRZEA PAULISTA

Várzea Paulista terá ônibus grátis para o Dia das Eleições

Neste domingo (4), data do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, o transporte público municipal de Várzea Paulista será gratuito durante todo o dia. Os ônibus circularão com horários de dias úteis, garantindo maior oferta de transporte para a população e contribuindo para o deslocamento dos eleitores até os locais de votação.

A medida atende à Resolução-TSE nº 23.751/2026, que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano e intermunicipal nos dias de votação, com frequência compatível à dos dias úteis. A regra também se aplica a eventual segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Alteração temporária em três linhas

Devido à interdição da Rua Maria Aparecida, onde está localizado o Cartório Eleitoral, as linhas urbanas 01 – Jardim América IV, 05 – Jardim Felicidade e 06 – Jardim América III terão seus pontos de partida alterados temporariamente.

As três linhas iniciarão as viagens em um ponto provisório instalado na Avenida Ana Marques, nº 340, Vila Santa Terezinha.

A alteração será necessária durante o período de interdição da via e deve ser observada pelos passageiros que utilizam essas linhas.

Transporte gratuito

A gratuidade do transporte público no dia da votação é uma medida prevista pela Justiça Eleitoral para facilitar o deslocamento da população e contribuir para o exercício do direito ao voto.

A legislação eleitoral também proíbe que candidatas e candidatos, partidos políticos e federações partidárias forneçam transporte ou refeições aos eleitores no dia da votação.