quarta-feira, 21, outubro, 2026, 20:21
JUNDIAÍSAÚDE

Funcionários do São Vicente receberão o 13º salário antecipado

Reconhecimento, incentivo e valorização. Essas foram algumas das palavras usadas pelos colaboradores do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) ao receberem a notícia da antecipação do pagamento do 13º salário. O anúncio foi feito no início desta semana, durante visita técnica do prefeito Gustavo Martinelli, acompanhado de secretários municipais, à instituição. A medida contempla não só os funcionários do próprio hospital, mas também dos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital São Vicente, assim como os funcionários do SAMU, do SAEC e das equipes de ESF geridas pela instituição, beneficiando um total de 2.928 colaboradores.

Para Claudete Fernandes Seguetto, auxiliar de limpeza há 12 anos, a antecipação representa o reconhecimento pelo trabalho realizado diariamente. “É um reconhecimento pelo nosso serviço. Todos nós merecemos”, disse. A primeira parcela do 13º salário será paga no dia 18 de novembro, enquanto a segunda está prevista para 4 de dezembro, junto com a folha de pagamento. A antecipação foi possível graças ao trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Finanças e de Promoção da Saúde e a administração do hospital, dentro do cronograma esperado de incluir as despesas trabalhistas no planejamento financeiro anual.

Com planejamento financeiro, Prefeitura de Jundiaí garante antecipação do 13º salário dos funcionários do Hospital São Vicente
“Estamos falando de profissionais que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas e que merecem ter segurança e tranquilidade. Esse anúncio é resultado de um planejamento que começou muito antes do final do ano. Nosso compromisso é garantir que o Hospital São Vicente tenha condições de funcionar, que os trabalhadores sejam valorizados e que a população continue recebendo um atendimento de qualidade”, afirma o prefeito Gustavo Martinelli.

Anteriormente, a necessidade de recursos adicionais que recorrentemente aconteciam no encerramento do ano exigia novas tratativas entre a instituição e a Prefeitura. Segundo o secretário municipal de Finanças, Lucas Lusvarghi, o trabalho realizado ao longo do ano permitiu organizar melhor os custos e garantir que o pagamento fosse previsto com antecedência. “O 13º salário é uma obrigação que existe todos os anos e precisa fazer parte do planejamento. Trabalhamos junto com a Secretaria de Saúde e o Hospital São Vicente para incluir esses valores no convênio. Dessa forma, conseguimos garantir os recursos com antecedência, sem deixar essa preocupação para o final do ano, dando mais segurança à instituição e aos funcionários”, explica Lucas.

O planejamento também considera as necessidades dos Pronto Atendimentos administrados pelo hospital, incluindo os custos trabalhistas e as particularidades de cada contrato.

Novo plano de trabalho
A renovação do convênio entre a Prefeitura e o Hospital São Vicente, realizada por mais 12 meses, também trouxe mudanças na forma de acompanhar os serviços prestados pela instituição. Uma das diferenças identificadas durante a revisão está na meta de produção anteriormente focada somente na quantidade de leitos oficiais do hospital, mas que com a corrente superlotação frequentemente atinge a marca de 300 pessoas internadas. A atualização permite que o documento represente melhor a realidade da instituição e o volume de atendimentos realizados. O secretário municipal de Promoção da Saúde, Dr. Flávio Amorim, enfatiza a importância dessa revisão para o acompanhamento dos serviços, considerando também o papel regional do Hospital São Vicente. “O São Vicente é referência para Jundiaí e para toda a região. Com esse novo plano de trabalho, conseguimos mostrar com mais clareza tudo o que o hospital realiza, acompanhar os serviços e planejar os recursos de acordo com a demanda. É um avanço importante para a transparência e para a continuidade do atendimento à população”, afirmou Flávio.

Melhorias no atendimento à população
Além da organização financeira, o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Hospital São Vicente também tem permitido aprimorar os serviços nos Prontos Atendimentos. Outra novidade da instituição é a disponibilização de ultrassom no Pronto Atendimento Central, ampliando os recursos disponíveis para auxiliar os profissionais na avaliação e no diagnóstico dos pacientes.

As medidas fazem parte do trabalho de organização dos serviços de saúde, com atenção tanto às condições de trabalho dos profissionais quanto à qualidade da assistência oferecida à população.

A visita foi acompanhada pela diretoria do Hospital São Vicente, além do colaborador do hospital e vereador, Dr. Kachan Jr.