quinta-feira, 4, junho, 2026, 12:10
CAMPO LIMPO PAULISTAVÁRZEA PAULISTA

Bairros de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista ficam sem água

Vários leitores do Jornal da Região reclamam da falta de água há vários dias. Em muitos casos, a água volta no período da noite mas durante o dia não há abastecimento.

Quando entram em contato com a Sabesp a informação passada é de realização de manutenção mas não passam local, nem data prevista para normalização do abastecimento.

Em alguns bairros, moradores alegam falta de água há quatro dias: Vila Indiaiá, Jardim Felicidade, Vila Popular, Jardim América, Vila Real – em Várzea Paulista; Parque Internacional, Jardim Vitória, Jardim Guanciale.

“A água chega de madrugada mas de manhã já acaba. A gente entra em contato e recebe mensagem de que o abastecimento será normalizado na manhã do dia seguinte. Mas isso acontece há vários dias”, contou a moradora da Vila Popular de Várzea Paulista. “Não vimos nenhuma manutenção no bairro nem na região para afetar o abastecimento dessa forma.”

“Não temos informação e falam que é manutenção mas parece racionamento!”, disse a moradora do Jardim Felicidade.

“Eles também me deram um parecer, mas não dizem o motivo e porque não nos preveniram para todo esse tempo sem água. Todas as mensagens recebidas dizem voltar o abastecimento no início da noite ou pela manhã”, diz uma moradora do Jardim Paulista.

O mesmo problema acontece em Campo Limpo Paulista. “A água está sem pressão de manhã e acaba rápido. A gente passa o dia todo sem água., disse um morador do Jardim Guanciale.

Questionada, a Sabesp informa que o “abastecimento segue normalmente em Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Entretanto, diante da severa estiagem e das altas temperaturas, a Sabesp reforça o pedido de uso consciente da água a população.”

Para diminuir os reflexos do período sem chuvas, Sabesp investe continuamente em seus sistemas e trabalha para o aperfeiçoamento da infraestrutura do município.

Além disso, também foi criado um programa de redução e combate a perdas, que trouxe mais eficiência ao sistema de abastecimento. Ações como pesquisas, reparos, substituição de hidrômetros e ramais, regularização de ligações, entre outras iniciativas, foram intensificadas nesse período.

Confiram algumas dicas simples que podem trazer auxiliar na economia de água:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.

Mais informações no link: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?