Incêndio entre os bairros Ermida e Medeiros é extinto após mais de 40 horas de combate
O incêndio de grandes proporções que atingiu a região entre os bairros da Ermida e do Medeiros, em Jundiaí, foi totalmente extinto neste domingo (30), de acordo com a Guarda Municipal Florestal.
As chamas começaram na tarde de sexta-feira (28) e mobilizaram uma força-tarefa formada por forças de segurança e emergência, que atuou de forma integrada por mais de 40 horas para conter o avanço do fogo.
Combate
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e de brigadistas trabalharam em conjunto desde o início da ocorrência.
O trabalho se estendeu durante a madrugada e seguiu ao longo do fim de semana, com os agentes enfrentando focos de difícil acesso e condições adversas para o combate às chamas.
Os terrenos eram montanhosos, bichos fugiam das chamas e os agentes corriam riscos de serem “encurralados” pelo fogo.
Em alguns trechos da mata, o fogo superou três metros de altura, o que dificultou a aproximação das equipes por terra.
A operação reuniu diferentes forças para impedir que o incêndio avançasse em direção às áreas habitadas da região.
Apoio
Uma das estratégias utilizadas durante a operação contou com o apoio do helicóptero Águia, que realizou o combate aéreo em pontos críticos onde a aproximação das equipes em solo não era considerada segura.
A aeronave fez sobrevoos de mapeamento dos focos e lançamentos de água nas áreas mais íngremes. Moradores da Fazenda da Ermida estavam desesperados. Eles relataram ao “Jornal da Região” muito medo de que o fogo chegasse em suas casas.
A atuação do helicóptero ajudou no controle das chamas e na contenção do avanço do incêndio, evitando que o fogo alcançasse uma área ainda maior.
Impacto
De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de vítimas nem de danos patrimoniais provocados pelo incêndio.
Os impactos até o momento estão concentrados na área ambiental, com a destruição de vegetação nativa e danos à fauna local.
O levantamento inicial apontou a destruição de mais de 145 mil metros quadrados de vegetação.
A extensão total da área atingida ainda está sendo levantada pelas equipes responsáveis pelo trabalho de pós-desastre.
A Defesa Civil permanece no local e monitora a região em busca de possíveis riscos remanescentes.
Novas informações sobre a extensão dos danos devem ser divulgadas nos próximos dias, conforme o avanço do mapeamento e da avaliação da área.


