Presidente do TSE quer saber o que aconteceu com os ônibus
Isadora Albernaz | Folhapress
BRASÍLIA, DF – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, reconheceu neste domingo (25) que as ações de transporte de eleitores em alguns pontos do País enfrentam dificuldades, mas afirmou que a situação já está sendo corrigida. As declarações foram dadas a jornalistas na sede da corte, em Brasília, durante o segundo turno das eleições.
Segundo Kassio, o serviço é conduzido pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e, de modo geral, “está indo muito bem”. “Em alguns locais há ainda uma dificuldade do transporte, já sendo corrigida”, disse o ministro.
Questionado sobre o caso da Bahia, o presidente do TSE informou que o tribunal recebe relatórios periódicos do TRE do estado e que “toda e qualquer ação será analisada a seu tempo”. O corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, já determinou que o tribunal baiano preste informações sobre ocorrências de falta de ônibus relatadas em Salvador e nas cidades de Feira de Santana e Lauro de Freitas.
Kassio também destacou o crescimento no uso do programa Seu Voto Importa, que oferece transporte gratuito a pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas e ribeirinhos. De acordo com o ministro, em relação ao primeiro turno, “o aumento é expressivo das pessoas que estão fazendo uso da ferramenta”. Para o restante do país, ele disse que houve um progressivo aumento no uso do recurso.
Os números de indígenas e quilombolas contemplados no segundo turno, no entanto, ainda estão sendo consolidados, segundo o presidente do TSE. No total, cerca de 2,5 mil pessoas foram beneficiadas nesta etapa. No primeiro turno, o programa atendeu aproximadamente 7,4 mil indígenas, 2,6 mil quilombolas e 95 ribeirinhos.

