Prefeitura instala lixeiras subterrâneas no Centro de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí informa que a partir de segunda-feira (9) estará disponível para uso da população o primeiro sistema de coleta de lixo subterrâneo implantado na cidade, no Centro, na praça Governador Pedro de Toledo, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Desterro.
O serviço vai facilitar o sistema de coleta, deixa a cidade mais limpa e bonita. O “Jornal da Região” publicou várias matérias mostrando que ao amanhecer os sacos de lixos apareciam abertos e espalhados nas ruas, devido atos de vandalismo na madrugada.
Segundo a Prefeitura o novo sistema oferece “facilidade para os coletores, limpeza das ruas do Centro e organização”.
O serviço é adotado internacionalmente para a coleta de lixo em cidades europeias e em algumas cidades brasileiras.
Com capacidade para três contêineres de 1 mil litros cada, o dispositivo conta com três entradas para o depósito dos materiais (duas entradas para orgânicos e uma para coleta seletiva), fechados, para evitar o odor ou entrada de animais, conta com sistema isolado e funcionamento a partir de sistema hidráulico.
A implantação será feita em mais locais da cidade, de grande movimento e restrição de espaço, assim como nas Praça Rui Barbosa e Praça do Fórum.
A expectativa da Prefeitura é implementar o sistema em 10 pontos subterrâneos.
O modelo opera em conjunto com os contêineres disponibilizados nas regiões noroeste e oeste.


