Estudo revela efeitos do sexo no esporte
Fazer sexo influencia no desempenho dos atletas? O ‘Esporte Espetacular’ mergulhou no tema em busca de uma resposta para esse tabu, uma das questões mais controversas do universo esportivo. Como não há consenso entre os esportistas, o repórter Guilherme Roseguini procurou respaldo na ciência. Convidou um casal de atletas – Douglas Broose, campeão mundial de karatê, e Lucélia Santos, tetracampeã pan-americana da mesma modalidade – para ir ao NAR, Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo. Eles passaram por uma bateria de testes antes e depois de uma noite juntos, e Roseguini mostra o reflexo no desempenho esportivo deles.
Marcelinho Carioca é o personagem do segundo episódio da série ‘Os Indomáveis’, que conta a história de jogadores polêmicos do futebol brasileiro. Falador, ele relembra casos da época em que jogou no Flamengo e no Corinthians, comenta a saída do time carioca e as brigas com Vanderlei Luxemburgo. “A saída do Flamengo foi triste. Lembro que o salário estava atrasado há três meses, quando fui chamado na Gávea. Achei que ia receber e o presidente disse que eu ia para o Corinthians. Eu disse que não queria ir e ele disse que eu tinha que ir porque o clube tinha que pagar o salário dos medalhões. Então eu vou arrebentar lá e um dia vocês vão pedir para eu voltar e quem vai falar não sou eu. E foi exatamente o que aconteceu”, lembra o ex-jogador.
O programa deste domingo traça o perfil de Caio Bonfim, um dos destaques brasileiros na Rio 2016. Caio ficou em quarto lugar na marcha atlética, bem próximo de uma medalha histórica nos 20km da modalidade. Ele vem de uma família de marchadores: o pai é um técnico respeitadíssimo que revelou o Hudson de Souza e a Carmem de Oliveira, campeã da São Silvestre, e foi nesse esporte que ele conheceu a mãe do Caio, heptacampeã brasileira de marcha. Quando criança, Caio teve uma deficiência grave nas pernas, que começaram a entortar quando ele deu os primeiros passos. Os médicos disseram que ele nunca conseguiria praticar um esporte. Durante muito tempo conciliou a marcha com o futebol e ao decidir pela marcha enfrentou o preconceito pelas características do esporte que escolheu.
O ‘Esporte Espetacular’ vai ao ar na manhã deste domingo, dia 9, depois do ‘Auto Esporte’.