Jundiaí tem Operação Cidade Limpa
Todos os equipamentos disponíveis na Unidade de Serviços Municipais estão nas ruas para a realização de um mutirão para limpeza e manutenção da cidade. O Plano de Ação Emergencial começou nesta segunda-feira (08) e prossegue pelos próximos 100 dias, sem interrupção. Em razão da dívida deixada pelo governo anterior, na marca de R$ 45 milhões, a ação é executada com recursos próprios do setor.
Do ponto de partida, na avenida 9 de Julho, os serviços seguiram para os bairros de Jundiaí. Entre as ações do cronograma, está prevista a limpeza dos sete terminais urbanos, além da recuperação de 240 km de estradas não- pavimentadas e a limpeza dos rios Guapeva e Jundiaí como prevenção às enchentes.
“Esses serviços serão realizados de forma permanente pela gestão”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado. “Os resultados vão além de melhorar o aspecto da cidade e será uma forma mais ágil de prestar os serviços solicitados pelas pessoas”, acrescentou.
Conforme informado pelo gestor da Unidade de Serviços Municipais, Adilson Rosa, a ação vai ser conduzida no formato mutirão, com recursos próprios. “Estamos sem contratos de equipamentos pesados e leves, por isso formulamos um plano emergencial com recursos da própria estrutura. O prefeito Luiz Fernando quer a organização e a limpeza da cidade, e assim vamos fazer”.
Vianelo e Santa Clara – O prefeito Luiz Fernando acompanhou o primeiro dia de serviços do cronograma do plano de ação. No Vianelo, ele conversou com a equipe responsável pela limpeza do Rio Guapeva e, de lá, seguiu para o bairro Santa Clara, onde teve início a manutenção das estradas não-pavimentadas.
No caso do plano preventivo de enchentes, o prefeito ressaltou que “por conta do período de chuvas, a ação antecipa a busca de solução para o problema”. Na operação, as máquinas iniciaram a retirada dos banco de areia localizados na margem do rio. O mesmo trabalho será executado no Rio Jundiaí, já nos próximos dias.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, além dos vereadores Gustavo Martinelli, Marcelo Gastado, Faouaz Taha, Romildo Antônio, Dika, Antonio Carlos Albino, Arnaldo da Farmácia, Edicarlos Vieira e Cicero da Saúde.
Detalhamento do Plano de Ação:
Manutenção e limpeza
Início da ação: Avenida 9 de Julho
Data: 09 de janeiro
Horário: 8h
Equipamentos envolvidos:
– Oito equipes para roçada
– Quatro equipes para poda de árvores
– Quatro equipes para pintura de guias
– Quatro equipes para raspagem de guias
Meta 100 dias:
– Roçada: 2, 5 milhões m²
– Poda: 5 mil árvores
– Pintura: 50 km de guias
– Raspagem de guias: 204 km de calçadas
Prevenção de enchentes
Início da ação: Margem do Rio Guapeva (próximo ao Boliche)
Data: 09 de janeiro
Horário: 8h30
Equipamentos envolvidos:
– Escavadeira
– Retroescavadeira
– Quatro ajudantes
– Três caminhões
– Minicarregadeira
– Caminhão hidrojateamento
Meta 100 dias:
Limpeza e remoção de bancos de areia nos pontos de acúmulo dos rios Guapeva e Jundiaí.
Prevenção de enchentes
Início da ação: Terminal Central
Data: 09 de janeiro
Horário: Meia-noite
Equipamentos envolvidos:
– Caminhão-pipa
– Máquina especial de limpeza
– Quatro ajudantes
– Minicarregadeira
Meta 100 dias:
Limpeza e conservação dos sete terminais urbanos.
Recuperação de estradas rurais
Início da ação: Avenida Luiz Gobbo
Data: 09 de janeiro
Horário: 9h
Equipamentos envolvidos:
– Cinco motoniveladoras
– Dois caminhões-pipa
– Pá-carregadeira
– Retroescavadeira
– Cinco caminhões
Meta 100 dias:
Manutenção de 240 km de estradas não-pavimentadas