Prefeitura cadastra artistas que atuam em Jundiaí

No primeiro “Café com Artistas” deste ano, realizado na noite de quarta-feira (08), a Unidade de Cultura lançou um cadastro on-line de artistas, uma reivindicação antiga da classe na cidade. Cerca de 200 artistas participaram do evento, na Casa da Cultura.

De acordo com a gestora de Cultura, Vasti Ferrari, o cadastro vai permitir uma maior aproximação entre os artistas locais e a Unidade. “É importante para nós saber quem vive de Cultura na cidade, quantos artistas em cada segmento, suas experiências e atuações. Isso vai contribuir, inclusive, para nosso planejamento de ações”, destacou.

Por meio do cadastro, os artistas serão informados das ações da Unidade, das reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de outros eventos ligados à Cultura. “Vamos também disponibilizar esse cadastro para a população. Assim, quando alguém precisar contratar um artista, basta acessar o site e pegar o contato. Será uma ferramenta de apoio a quem vive de arte”, comentou o diretor de Cultura, Marcelo Peroni.

A gestora aproveitou a ocasião para falar sobre o orçamento da pasta para 2017 e quais as prioridades. “Tenho certeza de que, com a ajuda de todos os artistas e com uma maior integração, vamos fazer de Jundiaí a Terra da Cultura. Quero lembrar que as reuniões do Conselho de Cultura são abertas e será de grande valia para nós que os artistas participem”, disse Vasti.

A iniciativa da Unidade foi elogiada pelos artistas presentes. Para o músico Leonardo Garçoni, o cadastro deve ajudar a aumentar o número de trabalhos realizados. “Quem vive de arte precisa de apoio em qualquer lugar do Brasil. É uma ideia muito interessante e, na verdade, é uma reivindicação antiga dos artistas jundiaienses”, afirmou.

O “Café com Artistas” é uma novidade da nova gestão de Cultura e será realizado a cada dois meses, sempre com discussões sobre o cenário cultural da cidade.