A 32ª. edição do Criança Esperança chega ao fim registrando um resultado 23% superior ao do ano passado, atingindo um total de R$ 20.1 milhões de reais em arrecadação. E que possibilitará que 85 projetos sociais continuem investindo na geração de oportunidades e na transformação da vida de milhares de jovens em todo o país.
“O Criança Esperança promove a reflexão e mobilização em torno dos temais centrais da infância e da juventude e contribui para o fortalecimento da cultura de doação no país. Além disso, gera grande visibilidade para os projetos beneficiados. É um investimento direto na credibilidade dessas instituições, que impacta em sua sustentabilidade, na possibilidade de criação de novas parcerias”, afirma Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.
A lista das instituições beneficiadas pode ser encontrada no www.criancaesperanca.com.br. As doações podem ser feitas ao longo de todo ano pelo site.
“Há 32 anos, o Criança Esperança contribui para empoderar pessoas, criar oportunidades e transformar vidas. Em 2018, os recursos generosamente doados pela sociedade brasileira e por empresas amigas da criança continuarão a fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens. Os recursos serão investidos em projetos espalhados por todo o Brasil, principalmente em locais vulneráveis e de risco, contribuindo para gerar oportunidades de inclusão social e desenvolvimento humano para todos. Com a participação da sociedade, o Criança Esperança fortalece a rede de parcerias, instituições e pessoas que se dedicam a reescrever as histórias de vida de nossas crianças e nossos jovens, permitindo criar um futuro melhor”, afirma Marlova Jovchelovitch Noleto é Representante a.i. da UNESCO no Brasil.
Neste domingo, último dia das doações por telefone, atores do elenco voltaram ao ‘Mesão da Esperança’, durante os programas ‘Domingão do Faustão’ e ‘Fantástico’, para atender às ligações dos doadores. Márcio Garcia e os mobilizadores Leandra Leal, Dira Paes, Lázaro Ramos e Flavio Canto estiveram à frente dos flashes.
A campanha
Com o tema ‘Sua Esperança não está sozinha’, a campanha deste ano começou a ser veiculada na Globo no dia 1º de julho. A escolha chamou os brasileiros a unirem sentimentos e esforços pela mobilização. As doações por telefone foram abertas durante o programa ‘Caldeirão do Huck’, no dia 29 de julho – mas podem ser feitas pelo site o ano inteiro.
Durante este período, jornalismo, programas de variedades e entretenimento se voltaram para o debate da garantia de direitos. O ‘Telefone da Esperança’ foi atendido por apresentadores de diversas atrações. No ‘Fantástico’, o reality ‘Click Esperança’ mais uma vez reuniu jovens mobilizadores sociais que criaram campanhas com a ajuda de grandes nomes da comunicação. A GloboNews exibiu dois programas ‘Diálogos da Esperança – Como vai você jovem brasileiro’, em que a diversidade foi debatida múltiplas facetas. E os telejornais apresentaram reportagens sobre projetos ao redor do país.
Nos dias 19 e 20 de agosto, atores, apresentadores e influenciadores digitais se revezaram no ‘Mesão da Esperança’, que foi embalado pelo som da Família Lima. A cobertura foi intensificada nos perfis da Globo nas redes sociais.
Na noite do dia 19, o programa especial do Criança Esperança, com direção de Raoni Carneiro e direção artístiva de Rafael Dragaud, celebrou a união, com encontros musicais que reuniram Sandy e Silvero Pereira, Simone & Simaria e Maiara & Maraísa, Pitty e Karol Conká, entre outros. A atração teve momentos de comoção e reflexão, como a interpretação de ‘Tempo Perdido’ por Tiago Iorc, cercado por 40 jovens encapuzados.
“O show tem alegria, provocação, temas como machismo, racismo, ética. Muito mais que um show, é um movimento. A gente buscou falar sobre o afeto e encontrar um lugar de união entre os brasileiros. O programa é uma das plataformas de mobilização”, diz Rafael Dragaud, diretor artístico do Criança Esperança.
O programa registrou expressivos números de audiência e alcançou a maior média das últimas quatro edições em São Paulo e no Rio de Janeiro. A hashtag #CriancaEsperanca entrou 139 vezes nos trending topics mundiais do twitter e 180 vezes nos TTs Brasil.
Sobre o Criança Esperança
Há 32 anos, o ‘Criança Esperança’ cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens. Até aqui, mais de R$ 330 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando mais de 4 milhões de crianças e adolescentes em todo país. É possível fazer doações durante o ano inteiro, pelo site do ‘Criança Esperança’ (www.criancaesperanca.com.br). Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente. Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados. O ‘Criança Esperança’ é uma campanha de milhões de brasileiros, uma parceria da Globo com a UNESCO.