Prefeitura vai investir em 620 mil exames em Jundiaí

A austeridade com as finanças municipais permitirá que a Prefeitura de Jundiaí amplie a oferta de exames laboratoriais este ano. Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, o fôlego financeiro obtido com as medidas de economia adotadas pelo governo municipal, dará oportunidade de se investir R$ 1,5 milhão na contratação de mais 620 mil exames, em atendimento à crescente demanda no setor.

“Mensalmente são ofertados aproximadamente 100 mil exames laboratoriais. Porém, o aumento da demanda por serviços públicos de saúde observados nos últimos seis meses, ampliou o tempo de espera para a realização desses exames. Estamos agora adequando este processo para atender esse aumento na demanda e normalizar o período de espera”, explica o prefeito. “Estamos contentes, porque o recurso economizado nos últimos meses, com a racionalização de gastos aqui na Prefeitura, servirá para que as pessoas tenham um melhor atendimento na área de saúde, que estabeleci como prioritária quando cheguei ao governo”, complementa Luiz Fernando.

Saúde em Dia

Quando assumiu a Prefeitura de Jundiaí em 1º de janeiro, o prefeito Luiz Fernando Machado sabia que teria de trabalhar muito para amenizar os problemas de espera por consultas na área de Saúde. Por isso, determinou a criação de uma força tarefa com objetivo de melhorar o serviço – o programa “Saúde em Dia”. A contratação e novos exames laboratoriais faz parte da iniciativa.

Em seu balanço de seis meses, a ação já diminuiu as filas de espera em especialidades como oftalmologia (-17%), ortopedia (-45%) e dermatologia (-34%).

Em exames, o “Saúde em Dia” fez cair em 72% a espera por tomografias, 95% para radiografias, 27% em ultrassom e 100% para análises clínicas. Vale ressaltar que durante o programa, foram mais de 81 mil consultas médicas, gerando assim novas solicitações de exames.

“Herdamos um déficit orçamentário de R$ 180 milhões, mas aos poucos estamos equilibrando as contas e sanando as prioridades. Essa é uma demonstração clara de que é possível trazer melhorias quando se tem uma boa gestão e, acima de tudo, comprometimento com o dinheiro público”, avalia o prefeito.