Prefeitura acertou em fechar Parque do Corrupira

O bairro Corrupira já soma 23 casos confirmados de macacos com febre amarela. A situação sinaliza o acerto por parte da Prefeitura de Jundiaí pelo fechamento por tempo indeterminado do Parque Corrupira. A medida ocasionou a transferência da realização da Festa do Dia das Crianças, – no último dia 12, – para o Parque da Uva e evitou a exposição desnecessária da população ao vírus da doença. Em toda a cidade são 39 animais positivos. Prefeitura intensifica vacinação.

“A administração está se antecipando aos resultados dos exames. O planejamento é fundamental para conseguirmos atender bem a população e evitar que a doença atinja as pessoas. Por isso decidimos por fechar o parque por tempo indeterminado antes de recebermos as confirmações das mortes dos animais. A festa foi realizada no Parque da Uva, com a mesma qualidade e ainda com a oferta de 4,6 mil vacinas”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

A vacinação é a única forma de prevenir contra a doença. A Unidade e Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) amplia o fornecimento de vacinas com formas diferenciadas de atendimento. A partir desta semana, todas as UBSs terão, no mínimo, oferta de 100 doses de vacina contra febre amarela disponíveis por dia, durante o horário de atendimento normal, além de atendimento do posto avançado no Parque da Uva e mutirões aos sábados.

“A imunização da população é prioridade. Não só as equipes da Saúde, mas os demais departamentos se mobilizaram para auxiliar na vacinação. As Unidades de Gestão cederam servidores para auxiliar no acolhimento da população no Parque da Uva, por conta do horário estendido. É a interação entre as plataformas para oferecer serviços de qualidade, que é meta do nosso governo”, detalha o Chefe do Executivo.

Atendimento

Ainda há as UBSs e Postos de Saúde da Família (PSFs) que estão operando em horário estendido como o PSF Rio Acima (às segundas-feiras), a UBS Corrupira (às quartas-feiras), o PSF Santa Gertrudes (às quintas-feiras) e Traviú (às terças-feiras), funcionam exclusivamente para a imunização contra a doença, nos dias específicos, das 15h às 19h30.

O Parque da Uva permanece aberto nesta semana, das 9h às 15h e das 17h às 20h, para atendimento de toda a cidade. O local, de fácil acesso e amplo estacionamento, não há limite de vagas para imunização. A ampliação do horário tem por objetivo atender o público que não pode comparecer durante o horário comercial. Para essa demanda, ainda existem as UBSs Hortolândia, Agapeama, Novo Horizonte e Tamoio, com atendimento até as 20h, e com disponibilidade de doses contra febre amarela.

No sábado (21), será realizado mutirão de vacinação, das 9h às 16h nas UBSs Hortolândia, Novo Horizonte, Vila Rami e Caxambu. A região do Caxambu, aliás, tem operação ‘casa a casa’ nesta semana, em busca de pessoas que ainda não buscaram a vacina.

Com a confirmação de mais 29 macacos positivos com febre amarela, Jundiaí chega a 39 animais positivos mortos com a doença, sendo que, Corrupira é a área com maior incidência (23), seguida por Rio Acima (8), Champirra (2), Jundiaí Mirim (2), Vivendas (2), Fernandes (1) e Pinheirinho (1).

%d blogueiros gostam disto: