Itupeva conquista recurso para construção da primeira represa
Um feito histórico para Itupeva foi concretizado nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), pelo prefeito Marcão Marchi. Em tratativas com o Ministério das Cidades, o chefe do Executivo garantiu os recursos necessários para a construção da primeira represa do município. A obra, que será realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) com custo de R$ 50 milhões, vai refletir no abastecimento de água do município nos próximos 30 anos.
“Quem é de Itupeva sabe da necessidade e da importância da construção de uma represa para o município. Essa é uma conquista que mudará a história da cidade! Desde o ano passado estamos em reuniões com a Sabesp, apresentando projetos e agora concretizamos esse feito histórico com a conquista do recurso pelo Ministério das Cidades”, explicou o prefeito Marcão Marchi.
O trabalho envolve a implantação do sistema de captação, produção e a represa de abastecimento. O reservatório terá 60 mil m², com capacidade para armazenar 295 mil m³ de água bruta e vazão de 127 litros por segundo.
O projeto executivo foi finalizado e contempla, também, captação e adutora de água bruta do ribeirão São José; captação e adutora de água bruta no Santa Rita; ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) São José; adutora e reservatório de água tratada no bairro Rio das Pedras.
A represa terá 25 metros de altura e 165 metros de extensão. Com a ampliação da Estação de Tratamento de Água do São José (foto), será possível dobrar o potencial de abastecimento no município.


