Exposição na Assembleia homenageia imigração japonesa

As flores, as estações do ano, o calendário do zodíaco japonês e o torii, portão tradicional japonês, são os destaques da mostra em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil que acontece até 6/4 na Assembleia Legislativa de São Paulo, com entrada gratuita. O público poderá conferir de perto os origamis – dobraduras de origem japonesa – de todos os tipos, tamanhos e cores.

A mostra é dividida em duas partes: a primeira retrata o Japão antigo e a saída dos imigrantes rumo ao Brasil a bordo do navio Kasato Maru. Em busca de novas oportunidades, desembarcaram no Porto de Santos em 1908, para trabalhar na colheita de café e algodão. Além disso, exibe a união entre os descendentes japoneses e a cultura brasileira, como o Natal cristão, as festas juninas e o Carnaval. Na segunda parte, há o espelha­mento entre as culturas dos dois países. Dessa fusão entre Japão e Brasil, surgiu uma nova cultura. O mundo moderno também é mostrado na exposição: a comida japonesa sendo apreciada pelos brasileiros e o sucesso dos animes e mangás entre os jovens.

A exposição é realizada pela Associação Cultural Esportiva de Santana (Acesa) que celebra os 50 anos de história. Rodolfo Komatsu, membro da equipe técnica da Acesa, relatou que o mais importante é demonstrar por meio das dobraduras o futuro dessa mistura entre as culturas japonesa e brasileira. “A maior intenção não é homenagear o passado, mas sim as próximas gerações”, disse.

Exposição: 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Período: até o próximo dia 6/4

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Hall Monumental da Alesp – Av Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610

Entrada gratuita