Divisão Florestal realiza mais um treinamento para combate a incêndio

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Divisão Florestal (DF), em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (Faacg), realiza no próximo dia 5 de maio (sábado), a partir das 8h30, na Fazenda Ermida (Avenida Antônio Pincinato, 7200, bairro da Ermida), o treinamento “Incêndio em Mata: Prevenção e Combate”, voltado à preservação e proteção da Serra do Japi. O treinamento é aberto ao público e tem por objetivo atender a demanda da região no entorno da Serra.

A proposta cumpre as definições da atual Administração de intensificar a fiscalização na reserva natural, e tem por objetivo a disseminação de conhecimento técnico sobre leis, penalidades, e impactos ambientais, além do combate a incêndio a partir de um treinamento prático.

Coordenada pelo inspetor Paulo Vicente Soares – responsável pela Divisão Florestal – esta é a 5ª edição do treinamento. “A conscientização, crescente por parte da população sobre a necessidade da proteção e preservação da Serra do Japi, fez com que a realização da capacitação de profissionais representativos de segmentos variados se tornasse parte do calendário anual de ações da Guarda Municipal de Jundiaí em parceria com a Fundação. Sendo assim, para participar é preciso fazer a inscrição até sexta-feira (27), pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 4589-8445 e 4589-8562.”

A iniciativa conta com a parceria das Unidades de Gestão (UGs) de Segurança Municipal, por meio da Guarda Municipal de Jundiaí/Divisão Florestal; Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Promoção da Saúde/Vigilância de Zoonoses; e Casa Civil, por meio da Defesa Civil; também com a participação da Fundação Serra do Japi; Associação Mata Ciliar; 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí; Polícia Militar Ambiental de Jundiaí; CCR AutoBAn; e Guarany – equipamentos agrícolas para combate a incêndio.