Banco de Sangue precisa de doadores. Estoque está baixo

O Time do Sangue, aplicativo do bem que conecta doadores de sangue a hemocentros, comunica a população de Jundiaí e região sobre os baixos estoques de sangue dos tipos O+ (positivo) e O- (negativo) no Hemonúcleo da Colsan. O app acredita que é possível reunir esforços para garantir que não faltem bolsas com esses tipos sanguíneos nos hospitais da cidade.

Para doar, basta fazer um agendamento por meio da ferramenta. Sem filas e nem burocracia. Disponível gratuitamente nas plataformas IOS e Android, o app descomplica o processo de doação de sangue, incluindo o usuário em uma rede unificada e permitindo que o hemocentro acione o doador mais próximo sempre que alguém precisar de sangue.

No Brasil, o sangue mais comum e também o mais utilizado nos hemocentros é o tipo O+ (positivo). Pessoas com O- (negativo) são consideradas doadoras universais, tendo em vista que este sangue pode ser recebido por indivíduos de todos os outros tipos sanguíneos.

“Precisamos unir esforços para reverter esse quadro, já que o Time do Sangue tem como intuito agilizar o processo de doação de sangue, fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, quatro vidas com apenas um clique”, Juliana Aguiar, idealizadora da tecnologia.

Quem pode doar sangue?

Segundo o Ministério da Saúde, para fazer a doação de sangue é preciso que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e pesando, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, a doação deve ser feita na presença de um responsável e mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Além disso, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para quem vai repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Gestantes, lactantes e pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há menos de 30 dias não podem doar.

Sobre o Time do Sangue

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem o objetivo de facilitar o processo de doação de sangue por meio do agendamento via aplicativo. O Time do Sangue conecta hemocentros e doadores e pode, inclusive, ser utilizado em campanhas de doação para atender demandas de emergência. Para o usuário, o diferencial é que o app significa uma melhoria no atendimento, evitando filas de espera.

Criado em 2017, o Time do Sangue está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android. Por meio do app, o usuário tem acesso a informações pertinentes e recebe lembretes para que possa voltar a doar sangue assim que possível. Já os hemocentros têm a possibilidade de conhecer a demanda de doação e preparar seus colaboradores para receber os doadores de acordo com os horários de agendamento. O Time do Sangue tem como missão atingir os níveis ideais de doação no Brasil, tornando a doação de sangue um hábito.

A Colsan fica na rua 15 de Novembro, 1848 – Centro de Jundiaí.